Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Pedro med/Testes/texto 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: ROSENZWEIG, Roy. Can history be open source? Wikipedia and the future of the past. The Journal of American History, v. 93, n. 1, p. 117-146, 2006

Em seu texto Rosenzweig tem como objetivo responder algumas perguntas sobre a Wikipédia na qual ele expressa no texto, dentre elas temos: Como a Wikipédia funciona; o quão bom é a escrita histórica na Wikipédia e os potenciais de utilizar a Wikipédia de forma prática para estudantes, professores e fornecedores.

Rosenzweig ao falar sobre o funcionamento da Wikipédia, aponta para os quatro políticas chaves que são: A Wikipédia é uma enciclopédia, nada mais do que isso, logo a Wikipédia não um espaço para pesquisas, críticas, propaganda e etc; A segunda política chave da Wikipédia é a imparcialidade; A terceira política é a não innfração dos Copyrights, o contribuidor pode utilizar o trabalho de outros como referência, contanto que dê os devidos créditos ao autor do trabalho e a Wikipédia; A quarta e última política chave que o Rosenzweig apresenta é o respeito aos contribuidores da Wikipédia, qualquer tipo de comportamento agressivo ou suspeita de ser um "troll" está sujeito a um afastamento temporário ou no pior dos casos o banimento.

Rosenzweig comenta sobre os artigos históricos da Wikipédia, no texto ele evidencia a diferença entre vários artigos e percebe que muitas dessas diferenças se deve ao fato do interesse dos contribuidores da Wikipédia, na qual muitos escrevem bastante sobre eventos importantes da história Americana, do que falar sobre a guerra das Filipinas. Outro ponto na qual Rosenzweig aponta é a preferência de escrever sobre biografias, como Abraham Lincoln, e principalmente sobre pessoas ligadas ao entretenimento. O entretenimento é outro ponto evidenciado no texto, uma vez que há uma maior procura sobre esses temas e também um maior interesse em escrever sobre "Star Wars", jogos eletrônicos, entre outros.

Rosenzweig também compara a Wikipédia com outros tipos de enciclopédia como a Enciclopédia Britânica, Encarta e a "The American National Biography Online", e mostra que todas essas enciclopédias possuem erros, dentre elas temos a escrita, muitos dos artigos não são bem escritos, este erro é muito mais comumente encontrado na Wikipédia; outro são informações erradas sobre algum artigo seja histórico, científico, entretenimento ou biográfico. Durante as várias comparações feitas no texto entre as enciclopédias citadas o autor evidencia que apesar da Wikipédia possuir muitos problemas ela ainda é muito utilizada e bem mais compreensiva do que a Enciclopédia Britânica, por exemplo.

Rosenzweig salienta que os problemas que a Wikipédia possui também estão presentes nas outras enciclopédias, no entanto a Wikipédia possui uma maior acessibilidade se compara com o "The American National Biography", na qual poucos tem acesso. A Wikipédia é muito utilizada, principalmente por alunos, segundo Rosenzweig uma das formas de melhorar a Wikipedia para a utilização não só de alunos, mas também para professores e outros que se vem curiosos para utilizar ou até mesmo contribuir, se dá através do ensinamento dos limites que a Wikipédia, como enciclopédia possui, limitações das fontes e a análise crítica das fontes. Outra forma seria de tornar disponível artigos de mais qualidade online, uma vez que há um estigma da Wikipédia possuir informação de baixa qualidade, uma vez que ela é uma enciclopédia livre para o uso e contribuição.