Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Pedro med/Testes/texto 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: SERRANO, Paulo H. As relações de poder entre editores da Wikipédia. In: Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL. UNISUL, 2010.

O texto de SERRANO, comenta sobre os cinco pilares fundamentais da Wikipedia e as relações de poder entre os editores dentro de cada um dos pilares. SERRANO começa falando brevemente sobre o surgimento da Wikipédia, para em seguida comentar sobre a comunidade, onde apesar do grande número de usuários são apenas poucas pessoas que realmente contribuem com o projeto.

O primeiro pilar fundamental da Wikipédia diz que a Wikipédia é uma enciclopédia que armazena conhecimento, feita com objetividade, com referências, fontes, e não um meio de propagação de blogs, e/ou fórum de discussão, com subjetividade, opinativos. Através do exemplo em que quatro usuários entram em discussão devido à utilização do blog do próprio usuário Alex Hubner como fonte. Após esse exemplo, é estabelecido uma relação entre meticulosidade e negligência; e objetividade e subjetividade, onde quanto mais meticuloso mais objetivo e mais enciclopédico o artigo será, enquanto que quanto mais negligente, mais subjetivo o artigo será.

O segundo pilar fundamental da Wikipédia é imparcialidade, onde pode ser apresentada pontos de vistas diferentes contanto que seja de forma objetiva e com as devidas referências. A partir da discussão entre usuários sobre o uso da crase, a discussão começa quando um desses usuários utiliza-se de sua própria opinião ao invés de apresentar fatos. Através desse exemplo é estabelecido uma relação entre parcialidade e imparcialidade; e injustificação e justificação, onde quanto mais o uso de opiniões próprias e de pessoas não conceituadas para falar sobre o assunto em detrimento de uma fonte confiável, mais parcial e mais injustificável o artigo será, enquanto que quanto mais a utilização de fontes confiáveis mais o artigo será imparcial e justificável.

O terceiro pilar fundamental da Wikipédia diz respeito à livre edição uma vez que após o artigo ser escrito, o texto pertence à Wikipédia. A partir da discussão onde há uma guerra de edições entre os usuários, é estabelecido a relação entre liberdade e desorganização, onde no caso do exemplo dado o aumento de liberdade causa o aumento de desorganização, enquanto a linha que a Wikipédia segue mostra que quanto menos liberdade mais desorganização, pois a guerra ela nunca acaba ela é apenas controlada.

O quarto pilar diz respeito á forma de tratamento com outros usuários durante as discussões, sempre tratando com respeito independente das ideias contrárias que cada usuário possa ter, e fala para não utilizar "sock puppets", onde uma esma pessoa cria mais de uma conta para poder apoiar posições em que o usuário esteja alinhado, ou para insultar outros usuários. Através da discussão usada como exemplo é estabelecido uma relação entre respeito e desrespeito, onde quanto mais respeito para com outros usuários haverá uma maior organização, enquanto que ao contrário, o aumento do desrespeito causa uma maior desorganização.

O quinto e último pilar fundamental diz respeito onde diz que a Wikipédia não possui regras fixas, a não ser as regras já citadas anteriormente, e tudo o que for escrito na Wikipédia será guardada para a posteridade. SARRANO assim como nos anteriores utiliza-se de exemplos para estabelecer a relação entre presunção e comedimento, onde quanto mair o seguimento das regulamentações menor será sua presunção, enquanto que quanto menor o cumprimento dos regulamentos já citados, maior será sua presunção.