Usuário(a):Professora Jô (Samuel Morse)/Testes
Atividade 4º Ano C - E.E. Samuel Morse
Millena Rodrigues Mende
Qual é o bioma do Pantanal?
O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
As principais características do bioma Pantanal são:
- Ser a maior planície alagável do mundo;
- Relevo formado por serras e chapadas;
- Possuir grande biodiversidade (segunda maior do Brasil);
- Clima Tropical;
- Chuvas muito bem distribuídas;
- Possuir sistema de cheias e secas;
- Solo fértil, arenoso, argiloso;
- Vegetação rasteira, vegetação aquática, matas fechadas, matas ciliares e matas de galeria.
O solo do Pantanal é extremamente fértil. Sem dúvida, é um dos motivos para a abundância de espécies de plantas existentes por lá.
O Pantanal é rico e se conecta com todos os biomas brasileiros, pela fauna e flora presentes nele, no entanto, o Cerrado é o que mais o influencia
.
Um dos principais motivos do porquê o Pantanal é alagado é pelo seu relevo, já que a região onde fica o Pantanal também é formada por serras e chapadas, que ficam em torno, fazendo com que as águas das chuvas desçam e se concentrem num único ponto: a enorme planície do centro.
Além de ser a maior planície inundável do planeta, o Pantanal também é um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, ou seja, uma enorme variedade de espécies de plantas, animais, fungos, bactérias e tudo mais que tem vida!
A vegetação do Pantanal, por exemplo, lembra bastante os tipos de vegetação de todos os outros biomas, a depender do ponto geográfico: de matas fechadas à arvores mais tortuosas e espaçadas, plantas aquáticas e árvores centenárias.
O tipo de vegetação que mais define o Pantanal são as grandes lagoas cobertas por vegetação rasteira, com muitas aves ao redor: a típica paisagem pantaneira!
O Pantanal, certamente, é referência em plantas aquáticas, com muitas (muitas) espécies diferentes, e elas ficam nas áreas permanentemente alagadas, também seguindo o fluxo das águas.
Falar de Pantanal é falar de aves! Tem de todos os tipos: muitas espécies e em imensa quantidade. O símbolo do Pantanal, por exemplo, é o Tuiuiú!
O Pantanal também dá abrigo provisório às aves migratórias, que vêm do sul da América do Sul, todos os anos, em busca de calor. Morada dos tucanos, araras-azuis, garças, gaviões e muitos outros.
Kauan Gabriel Rodrigues dos Santos
Bioma
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma[nota 1] constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão e uma altitude média de 100 metros.[1] Devido às dificuldades de mensurar o tamanho do Pantanal, é possível encontrar referências de sua área em 210 mil km².[2]
Está situado no sul do estado do Mato Grosso, que ocupa 35% do território, e no noroeste de Mato Grosso do Sul, que ocupa 65%,[3] além de partes do norte do Paraguai e do leste da Bolívia (onde é chamado de chaco boliviano). O Pantanal é considerado a maior planície alagada contínua do mundo, com 140.000 km² em território brasileiro.[4] De acordo com o Instituto SOS Pantanal, do total de 195.000 km² considerados do Pantanal, 151.000 km² se encontram no Brasil e os restantes 44.000 km² estão divididos entre Bolívia e Paraguai.[5] O Pantanal Boliviano possui 31.898 km².
Fabricio Henrique Oliveira de Freitas
Mais do que uma peça importante do folclore regional, o boto-cor-de-rosa é parte essencial da fauna brasileira e a maior espécie de golfinho fluvial entre as quatro existentes no planeta: machos podem chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar até 200 quilos, enquanto fêmeas medem cerca de 2,2 metros e pesam 150 quilos. Habitantes dos rios amazônicos, os botos se dividem em pelo menos três populações, que se distinguem por sua localização geográfica. Esses animais estão presentes na bacia Amazônica, no alto do rio Madeira e na bacia do rio Orinoco. Eles se espalham pelas águas do Brasil, da Bolívia, da Venezuela, da Colômbia, do Equador e do Peru. Como ocorrem em uma extensa área, os botos não precisam disputar entre si por territórios e tampouco por fêmeas. Rosana de Almeida Silva filhaCerrado Cerrado: é um bioma brasileiro caracterizado especialmente pelo bioma savana, mas também na floresta estacional e no campo.
Área: 2.045.000km²
Bioma: savana, floresta estacional e campo.
vegetação: a vegetação que compõe o cerrado é formada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. São encontrados 11 tipos de vegetações.
Localização: é encontrado na parte mais central do país, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Fauna: Lobo-guará, Onça-pintada, Tatu-Canastra, Veado-Mateiro, Raposa do Campo, Gato do mato, Macaco prego, tamanduá bandeira, lontra, catitu, queixada, paca, dentre muitos outros.
Flora: Dentre elas destacam-se: pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, araticum, babaçu, bacuri, cajuzinho-do-Cerrado, coquinho-azedo, gueroba, murici, jatobá, mangaba e baru.
flora
FAUNA
Lontra
→ Características gerais da lontra
As lontras são animais que passam boa parte do
tempo na água, nos mais diversos ambientes
aquáticos, desde ambientes de água doce até
marinhos. No entanto, preferem locais com pouca
ação antrópica, para que possam construir sua toca.
→ Alimentação da lontra
A lontra é um animal carnívoro e alimenta-se principalmente de peixes, no entanto, pode se alimentar de outros animais aquáticos, além de pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e aves. Ela apresenta uma dentição forte e afiada, o que lhes permite agarrar o alimento e cortar.
→ Reprodução da lontra
A lontra apresenta um tempo de gestação e número de filhotes que variam entre as espécies, geralmente são dois filhotes por gestação. Os filhotes quando nascem são totalmente dependentes das mães, pois nascem de olhos fechados. Eles são amamentados até a sétima semana após o nascimento, passando, então, a consumir carne. Os filhotes permanecem junto à mãe até cerca de um ano de idade.
→ Espécies de lontras no Brasil
Como dito anteriormente, são conhecidas treze espécies de lontras, entre elas, apenas duas ocorrem no Brasil:
— A lontra ou lontra-neotropical habita os mais diversos ambientes, desde costas rochosas a regiões de florestas.
— A lontra-gigante, também conhecida como ariranha, encontra-se em perigo de extinção.
→ Tamanho, peso e aparência.
O corpo mede entre 50 a 80 cm e pode pesar até 15 kg. A cabeça e as orelhas são pequenas, possuindo longas vibrissas que auxiliam na captura de presas na água. Apresenta o corpo alongado e cauda espessa e achatada, com pelagem densa, de coloração amarronzada no dorso e esbranquiçada no ventre.
Murilo Gabriel Mineiro
Cerrado:
É o segundo maior bioma da América do Sul e destaca-se por seu grande endemismo (presença de espécies exclusivas da região) e perda rápida da vegetação, o que fez dele um hotspot. O Cerrado pode ser comparado às savanas localizadas na África e Austrália. A principal característica da vegetação dessa região são as árvores com troncos retorcidos e cascas grossas.
Ana Caroline Santos Braga
Mata Atlântica fonte:google Algumas curiosidades sobre a Mata Atlântica : Área:20 020 532 hectares (200 205,5 km²);área original: 131 029 898 hectares (1 310 299,0 km² ) espécies em extinção: apesar de tanta riqueza,a Mata Atlântica é bastante vulnerável.Cerca de 400 animais e 200 espécies de plantas estão ameaçadas de extinção,entre eles,o: 1-mico-leão-dourado 2-A onça-pintada. 7-jequitiba 3-a onça-pintada 4-o bugio -rosa 5-a palmeira-juçara 6-o pau-brasil 8-perob
Poliana Marques Pereira
A vida dos Tucanos
Os tucanos são aves que correspondem à família Ramphastidae, vivem nas florestas tropicais da América Central e América do Sul. A família inclui cinco gêneros e mais de quarenta espécies diferentes.
Nome científico: Ramphastidae
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Filo: Chordata
Reino: Animalia Comportamento dos tucanos.
Não é incomum ver diversos tucanos juntos, alisando suas penas e dormindo no mesmo local. Isso acontece porque eles se desenvolvem em conjunto, sendo bastante dóceis e inteligentes. Além disso, os tucanos se reproduzem durante a primavera e o verão, criando em média quatro ovos Curiosidades Seu longo bico é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores.