Usuário(a):RDeminicis (WMB)/Para Página Principal WLES

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Espírito Santo está localizado na região Sudeste do Brasil e faz fronteira com os estados mais populosos do país. Mas é o de menor destaque dentre eles neste quesito, mesmo tendo a segunda menor extensão territorial da região. O estado destaca-se por índices econômicos bastante favoráveis nas últimas décadas (como a sua capital, Vitória, que ocupa o 2º lugar dentre as capitais brasileiras em IDH), principalmente no ramo da agricultura, silvicultura e da mineração, e por sua boa infraestrutura de estradas e serviços urbanos.

Os traços culturais e a históricos do Espírito Santo marcam em definitivo a identidade da população capixaba, apesar de não ter destaque e reconhecimento nacional e confundem-se muitas vezes com os de estados vizinhos, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

São poucos os bens edificados do ES preservados em nível federal, sendo apenas 9. No entanto, são quase 700 as áreas arqueológicas registradas no estado e os bens de natureza imaterial são muito expressivos, como o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (o primeiro patrimônio imaterial registrado pelo IPHAN no território nacional segundo as diretrizes do Decreto federal nº 3.351, de 04 de agosto de 2000), como as Rodas de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira e os grupos de Congo, Jongo e Caxambu.

A maioria do patrimônio cultural preservado no ES é em nível estadual, pela Secretaria de Cultura (SECULT), contando com mais de 179 registros distribuídos em mais da metade dos municípios (48).

É neste sentido que o projeto Wiki Loves Espírito Santo (Wiki Ama Espírito Santo, em português), idealizado pelo grupo de usuários Wiki Movimento Brasil (WMB), se propõe a melhorar a qualidade das informações sobre o Estado nas plataformas Wikimedia, além de corroborar a cooperação entre a comunidade wiki e os editores baianos em atividade ou em potencial.

O Wiki Loves Espírito Santo envolve diversas atividades, entre as quais cinco maratonas de edição, um wikiconcurso e uma competição fotográfica, além de parcerias com instituições culturais para a construção de acervos digitais e com instituições educacionais para o desenvolvimento de programas de educação. Lembrando que, no contexto da pandemia de COVID-19, as atividades serão realizadas remotamente. O seu conhecimento importa! Vamos, todos juntos, pocar de tanta participação!


IMAGENS PARA USO NA PÁGINA / PESQUISADAS NO COMMONS[editar | editar código-fonte]

Palácio Anchieta, Vitória/ES
Paisagam da Praia de Camburi, Vitória/ES
Manguezal e o Mestre Álvaro, Serra/ES
Guarapari/ES
APA Costa das Algas
Conceição da Barra/ES
Pontal de Iemanjá, Vitória/ES
Pedra Azul, Domingos Martins/ES
Bandas de Congo, Serra/ES
Prainha, Vila Velha/ES
Bandas de Congo
Dança Tupinikin, Aldeias indígenas em Aracruz/ES
Lideranças Tupinikins
Moqueca Capixaba
Pontões Capixabas
Pontões Capixabas
Café nos montes capixabas
Praia de Manguinhos, Serra/ES
Litoral do ES
Prainha, Vila Velha/ES
Prainha, Vila Velha/ES
Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha/ES
Terceira Ponte entre Vitória e Vila Velha/ES
Praia de Itaparica, Vila Velha/ES
Santuário de Anchieta, Anchieta/ES
Beija-flor das florestas de Santa Teresa/Es
Porto de São Mateus/ES
Prainha do Riacho, Conceição da Barra/ES