Usuário(a):Rafael Ferreira Victor/Testes/Q62063689, Obra de arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A obra Paisagem Urbana foi pintada por um grande pintor impressionista que chamava Eliseu d’Angelo Visconti. Ele foi um importante pintor ítalo-brasileiro do final do século XIX e começo do século XX. Ele nasceu na cidade de Giffoni Valle Piana, província de Salerno (na Itália) no dia 30 de julho de 1866. Em 1873 ele imigra para o Brasil com a sua irmã Marianella para uma fazenda de propriedade de Luís de Sousa Breves, o barão de Guararema, em Além Paraíba.

Em 1882, começou os seus estudos de artes no Liceu de Artes e Ofícos. Estudou também na Academia Imperial de Belas Artes. Ainda na Escola de Belas Artes, participou da fundação do “Ateliê Livre”, que mais tarde foi transformado na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1901, organizou sua primeira exposição artística individual, no Rio de Janeiro. Em 1906, ingressou como professor na Escola Nacional de Belas Artes. No ano de 1922, Visconti foi premiado com a Medalha de Honra, na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.Faleceu em 15 de outubro de 1944, aos 78 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

Paisagem urbana
Rafael Ferreira Victor/Testes/Q62063689, Obra de arte
Autor Eliseu Visconti
Data 1890
Técnica tinta a óleo, madeira
Dimensões 20 centímetro x 11,5 centímetro

Descrição e Análise[editar | editar código-fonte]

Sua composição, fatura, tema e formato, indicam que esta pintura pertence à série de paisagens brasileiras executadas no início da década de 1890. Muito distante de uma paisagem urbana atual, o detalhe das duas torres que despontam por trás do telhado da casa constitui o maior indício de que não se trata de uma cena rural. Na frente das duas torres conseguimos ver uma casa branca com um telhado pintado com diversos tons de marroms. Na frente da casa há uma cerca bem antiga de madeira e em sua volta um pequeno jardim com várias plantas e flores. Viscondi para a pintura da obra utilizou vários tipos de cores como o azul, o marrom e o verde. A cor que predomina a imagem são os varias tons de marrom que é a cor da terra e da madeira e por isso está também associada à natureza. Assim, também é possível associar a cor marrom a produtos naturais e com o estilo de vida saudável. Antigamente era associado aos agricultores e a outras atividades ao ar livre. A cor do céu azul acizentado transborda uma sensação de tranquilidade, serenidade e harmonia para a obra. A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza e a juventude. A obra foi aprovada pela Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti, na sua 12ª reunião, em 22 de agosto de 2011.


Contexto[editar | editar código-fonte]

Referente ao contexto da obra, em 1890, estava ocorrendo um movimento artístico, nomeado impressionismo que é símbolo de modernidade, A principal proposta do estilo era quebrar com as técnicas convencionais do Realismo, focando-se na impressão da luz, das cores intensas e dos movimentos livres das pinceladas para criar efeitos óticos pois procurava mostrar cenas da vida cotidiana em tons vivos e ousados que completassem as obras. O movimento surgiu na Europa a partir da obra Sol Nascente de Claude Monet, um dos mais célebres pintores impressionistas de todos os tempos. A “alma” do impressionismo consistia em captar as diferentes impressões de cores, luz e movimentos da natureza ao longo do dia, por isso os artistas preferiam pintar sempre ao ar livre, analisando de perto todas as “ilusões” que as mudanças na luminosidade provocavam nas cores e sombras e, consequentemente, na paisagem geral. No impressionismo as cenas eram mais espontâneas ja que os artistas costumavam tratar a vida cotidiana em suas obras. Os artistas da época são conhecidos por romper com o passado e serem contra a cultura tradicional. Uma grande fonte de expiração para esse movimento foram as gravuras japonesas, uma arte que surgiu na França no ano de 1850. No Brasil, o impressionismo se disseminou nos primeiros anos do século XX, sendo o ítalo-brasileiro Eliseu Visconti o pioneiro neste estilo no país, e um dos mais expressivos representantes do gênero.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

[1][2][3][4]


Categoria:Pinturas de 1890

Categoria:Pinturas de Eliseu Visconti

  1. «Significado do Impressionismo». Significados. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  2. «P581». Eliseu Visconti. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  3. «Eliseu Visconti - biografia resumida, obras principais e estilo». www.suapesquisa.com. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  4. Cultural, Instituto Itaú. «Eliseu Visconti». Enciclopédia Itaú Cultural. Consultado em 26 de novembro de 2019