Usuário(a):Raimundo57br/discussão30

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Campanha pela criação da Wiki-almanaque[editar | editar código-fonte]

Embora o Enunciado do Primeiro Pilar seja claro ao dizer que a Wikipédia deve compreender além de elementos estritamente enciclopédicos, também elementos típicos de almanaques, na prática tal enunciado foi revogado.

Tal revogação ocorreu por meio de um ativismo incansável de um pequeno grupo de editores que dominam a Wiki-política, e teve como base o discurso de que a Wikipédia é um Enciclopédia, e, portanto somente deveria ter conteúdo estritamente enciclopédico[1].

Como base nesse discurso, foram, e continuam a ser, aprovadas restrições cada vez mais severas quanto ao tipo de conhecimento que pode ser divulgado por meio da Wikipédia, restringindo suas potencialidades enquanto ferramenta que possibilita o acesso ao conhecimento a milhões de seres humanos.

É nesse contexto que se busca o apoio de editores, para futuramente sugerir que seja criado o Wiki-almanaque no âmbito da Wikimédia, que seria semelhante à Wikipédia, mas como menores restrições quanto ao conteúdo que pode ser publicado.

Opiniões serão bem aceitas na página de discussão.

Não sei bem qual seria a ideia pois o pilar já diz, não há o que se discutir. Acho mais prático separar wiki.pt.pt de wiki.pt.br já que os "sérios" quem espalham essas coisas contrárias ao primeiro pilar, do tipo "aqui é enciclopédia, blá, blá, blá", geralmente são os de fora do Brasil. Aqui, tirando os trolls e os vândalos, o que temos são alguns como o MC que ajudam a espalhar essas coisas mas que geralmente não defendem deleções de conteudo robotizados e bloqueios dos contrários como os nossos amigos lusitanos fazem.--Arthemius x (discussão) 13h32min de 15 de maio de 2013 (UTC)
Creio que essa solução não é tão viável assim, lembre-se do brazuca Zé Luiz, além disso temos portugas como o João Carvalho.--Raimundo57br (discussão) 13h56min de 15 de maio de 2013 (UTC)
Não disse que é a solução 100% mas pelo menos estaria mais de acordo com que nós culturalmente achamos do projeto. Experimente argumentar primeiro com um brasileiro "sério" que isso aqui é também um almanaque de acordo com o primeiro pilar e depois faça o mesmo com um português "sério". Veja quem se mostrará mais disposto a cooperar com essa ideia e quem vai continuar bloqueando e revertendo porque isso aqui é uma "enciclopédia" e depois me conte. Eu venho argumentando com os "sérios" do lado de lá a anos e a coisa não muda, tanto que conclui que o problema da parte deles não é interpretação (como alguns dos nossos) mas cultural. E prejudica muito porque em geral todos os de lá são tidos como "sérios". Para melhorar isso, só com a separação.--Arthemius x (discussão) 16h12min de 15 de maio de 2013 (UTC)
Genealógico? 195.245.149.70 (discussão) 17h52min de 15 de maio de 2013 (UTC)
  • Uma sugestão: por que não fazem um pedido de opinião (como o de WP:V e eliminação) pra aferir qual é o pensamento da comunidade? José Luiz disc 18h10min de 15 de maio de 2013 (UTC)

Qual exatamente a diferença entre uma enciclopédia e um almanaque? E. Feld fala 15h01min de 16 de maio de 2013 (UTC)

Conceitualmente um Almanaque pode ter uma maior abrangência de assuntos, enquanto enciclopédias seriam restritas a informações mais eruditas (exige-se "relevância enciclopédica" para inserção de conteúdo), se existissem dois wiki-espaços, teríamos menos conflitos.--Raimundo57br (discussão) 15h53min de 16 de maio de 2013 (UTC)
Excelente ideia. Os trolls delecionistas, facciosos, fanáticos e preconceituosos que fiquem com esta!... 195.245.149.70 (discussão) 18h02min de 14 de junho de 2013 (UTC)
Vou ver se consigo chamar os Inclusionistas a este debate. 195.245.149.70 (discussão) 18h00min de 28 de junho de 2013 (UTC)
Eu faço isso, deixe estar, sabendo que não pode. HRO'Neill (discussão) 16h41min de 17 de julho de 2013 (UTC)
Fale-se com estes, insista-se com eles. Eu tentei informá-los, mas eles nada fazem... !Usuários melhoracionistas!Wikipedistas inclusionistas!Wikipedistas que gostam de contribuir sobre Genealogia!Wikipedistas que acham que um artigo deve ser apagado só em último caso HRO'Neill (discussão) 15h27min de 31 de julho de 2013 (UTC)
Boa ideia! Criem a wikialmanaque, vão para lá se divertir, mas já agora levem também o Albmont e o MS. Cumprimentos --João Carvalho deixar mensagem 17h17min de 17 de julho de 2013 (UTC)
Seria bom se pudesse usar este "wikialmanaque" como referência. João bonomo (discussão) 20h16min de 17 de julho de 2013 (UTC)
Mas o João Carvalho não é um inclusionista? Porque é que está a ser tão hostil à ideia então? HRO'Neill (discussão) 15h26min de 31 de julho de 2013 (UTC) Além do mais, o Albmont, salvo erro, é dos do contra, é um delecionista. HRO'Neill (discussão) 15h26min de 31 de julho de 2013 (UTC)

Referências

  1. Observa-se que em quase todas as discussões que aprovaram restrições quanto ao conteúdo ninguém lembrou que o Enunciado do Primeiro Pilar permitia a presença de elementos típicos de almanaques.