Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Rayane Alves/Testes/Salsano-Unirio: aula 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segundo Salsano a enciclopédia moderna tem uma diferenciação característica sobre a antiga, como a sistematização, organização e matérias. Na antiga enciclopédia havia uma desordem de informações que seguiam prioritariamente o desejo do autor com as suas preferências, e com a ciência que o próprio achava importante para os outros saberem. A enciclopédia moderna tem um interesse maior em atingir todos as áreas do conhecimento incluindo as artes, e também se tem uma preocupação com a ordem seguida portanto nessa nova estrutura é apresentada a ordem do alfabeto como em um dicionário.

Alguns autores tinham idéias contraditórias de como uma enciclopédia deveria ser. Para Bacon a enciclopédia deveria ser isenta da teologia e todas as ciências deveriam ser reduzidas simplesmente a ciência da natureza, e para o mesmo o mundo era autossuficiente tendo em vista uma linguagem única. Para Leibniz todos as ciências deveriam ser mostrada em uma linguagem universalizada porém essa universalização só poderia se concebida com base na aceitação dos signos e das idéias divinas. Para Hegel a enciclopédia deve ser conjunta sem a exclusão de nenhuma ciência ou arte.

As bibliotecas antigas foram perpetuados ao olhar de um imperador/rei que tinham algum interesse sobre que livros e assuntos seriam importantes guardar para posterioridade, após algum tempo as bibliotecas serviam para aclamar e ensinar a todos sobre o Deus, guerras e territórios vencidas e a cultura local.

As escolas nos tempos medievais estudavam sobre a Sagrada Escritura, história, artes e ciências consideradas básicas como matemática e astronomia, além da principal matéria que são advindas das linguagens como a gramática e a retórica.

Existiram muitas formas de construção de uma enciclopédia ao passar dos séculos com distinções de formatos, linguagem, ordem e de informações, porém a que se propagou até o início da era digital foi a enciclopédia moderna.