Usuário(a):Regiane Rondon/Testes/Melba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Melba Roy Mouton (1929-1990) foi uma mulher Afro-Americana que serviu como chefe-assistente do programa de pesquisas na Divisão de Trajetória e Geodinâmica da NASA nos anos 1960 e liderou um grupo de matemáticos da NASA chamada "computers" (computadores). Iniciando como matemática , ela chegou a chefiar os matemáticos para os satélites Echo 1 e 2, tornou-se Líder Programadora e então Chefe da Seção de Produção de Programas do Centro de Vôo Espacial Goddard.

Mouton nasceu em 1929[1], em Fairfax, Virginia, filha de Rhodie e Edna Chloe. Formou-se na Howard University em 1950 com um mestrado em matemática. Iniciou seus trabalhos na NASA em 1959, depois de trabalhar para o Serviço de Mapeamento do Exército e no departamento de Censo dos EUA. Durante seu tempo na NASA, ela não apenas supervisionou o rastreamento dos satélites Echo, mas também contribuiu para seminários sobre Linguagem de Programação A e teve um artigo publicado pela NASA sobre como documentar código de computadores. Ela também apareceu em destaque em uma propaganda focada na diversidade Afro-Americana da NASA com seus colegas Afro-Americanos[2]. Na NASA, ela recebeu os prêmios "Apollo Achievement" e "Exceptional Performance". Aposentou-se em 1973.

Mouton teve três crianças e se casou duas vezes, a primeira vez com Wardell Roy e a segunda vez com Webster Moudon. Ela morreu em Silver Spring, Maryland em 25 de Junho de 1990 de um tumor no cérebro, com apenas 61 anos[3].

  1. NASA. «Melba Roy Mouton» (PDF). NASA. Consultado em 9 de março de 2019 
  2. «The Afro American - Google News Archive Search». news.google.com. Consultado em 9 de março de 2019 
  3. «Melba Roy Mouton». (parenthetical citations). Consultado em 9 de março de 2019