Usuário(a):RicardoMendesJr /Produção sob encomenda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Produção sob encomenda

Os sistemas de produção sob encomenda tem como finalidade a montagem de um sistema produtivo voltado para o atendimento de necessidades específicas dos clientes, com demandas baixas, tendendo à unidade. Os produtos tem uma data específica negociada com o cliente para serem fabricados e, uma vez concluído, o sistema produtivo se volta para um novo projeto. Os produtos são concebidos em estreita ligação com os clientes, de modo que suas especificações impõem uma organização dedicada ao projeto, que não pode ser preparada com antecedência, principalmente com a geração de supermercados de estoques intermediários para acelerar o lead time produtivo. A organização dos recursos produtivos se dá por centros de trabalho ou departamentos com foco na função executada. Alguns exemplos de sistemas sob encomenda estão na fabricação de bens, como navios, aviões, usinas hidroelétricas, nos setores de fabricação de máquinas e ferramentas, e na prestação de serviços específicos, como agências de propaganda, escritórios de advocacia, arquitetura, etc.

Características Gerais[editar | editar código-fonte]

O sistema de produção sob encomenda tem como característica gerar um produto único, específico e na maioria dos casos de grande tamanho e complexidade, exigindo, assim, muito tempo para sua produção. Como exemplo, temos a construção de navios, edifícios, fábricas, etc., com características exclusivas solicitadas pelo cliente.

Para a construção do produto encomendado, é necessária uma variedade de máquinas universais, dispositivos de transporte e equipamentos, bem como uma oficina-base, na qual são manufaturadas as partes daquilo que será o produto final, isto é, os seus componentes. Como exemplo de oficina temos o pátio da construção de navios, o canteiro de obras na construção de edifícios.

Em relação à mão de obra, esse sistema de produção exige vários tipos de operários especializados capazes de executar cada uma das partes que compõem o produto final. Por ser um produto específico e único, os eletricistas, soldadores, carpinteiros, marceneiros, encanadores, mecânicos, etc., nem sempre terão serviço constante e poderão ficar ociosos.

Cada produto solicitado exige um plano de produção específico, trabalho complexo e demorado. Ou seja, é difícil fazer previsões de produção. Porém há a necessidade de se programar e fazer a entrega conforme os pedidos individuais, o que significa atender as datas pré-estipuladas, fazendo com que o produto seja entregue ao cliente conforme os prazos por ele solicitados.

Referências[editar | editar código-fonte]

CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2. ed. Sao Paulo (SP): Atlas, 2009.