Usuário(a):Rodrigolopes00/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Zélia de Barros[editar | editar código-fonte]

Artista plástica do norte de Portugal, destaca-se pela influência artística que exerceu no seu marido, célebre médico Abel Salazar.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Nascida a 24 de Janeiro de 1893, no Porto, esta artista plástica portuguesa, ficou conhecida pela sua influência artística no célebre médico e investigador português Abel Salazar. Formada pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto, em 1927, aventurou-se no mundo artístico, tendo especial sucesso entre a população da Cidade Invicta, a qual acolheu calorosamente as suas obras. Conhece Abel Salazar em 1918, ainda jovem, acabando por casar com ele 3 anos mais tarde, em 1921. Em 1932, juntamente com o seu marido, são exilados de Portugal, período durante o qual incentiva o seu marido a dedicar-se às artes plásticas, pelas quais mais tarde destacaram Abel Salazar pela sua multidisciplinariedade.

Em termos de carreira pessoal, foram várias as exposições realizadas ao dos anos, destacando-se a participação na Exposição Nacional de Arte e Poesia, realizada no Porto, na EXPONOR, em 1933, no qual foi diretora.

Relativamente a obras de arte de maior importância da sua autoria destaca-se o quadro "Jardim", realizado durante o período em que se encontrou exilada.

Acaba por falecer a 1950, por angústia à perda do marido.

Ficheiro:"Jardim", Zélia de Barros.jpg
Obra realizada durante o exilio da pintora

Referência

www.icbas.up.pt

"Crónicas de Abel Salazar", publicado em 1960