Usuário(a):Santos 40304/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este texto terá como objetivo discutir sobre o fenômeno natural chamado El Niño.

O El Niño é um fenômeno natural climático atmosférico anormal que surge por meio do aquecimento das águas do Oceano Pacífico tropical e equatorial, alterando o clima e atmosfera de todo planeta. Esse fenômeno, terá como papel alterar o equilíbrio enfraquecendo-o ou mudando a sua direção , ou seja, a água mais quente que normalmente deveria seguir a direção oeste é transportada para região da América do Sul, e juntamente tem a chegada das chuvas no continente. As consequências desse fenômeno é a quantidade de energia criada, a alteração na circulação atmosférica, o surgimento de enchentes e alagamentos, a alteração da vida marinha, o aumento das chuvas no sul da América do Sul, as secas no nordeste brasileiro, problemas relacionados a agricultura e pesca e dentre outros exemplos.

Um exemplo dos impactos causados pelo El Niño seria as enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, que teve a influência desse fenômeno natural.

Referências:

Que efeitos o El Niño trouxe e o que esperar de La Niña nos próximos meses. BBC News, 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c84z8nynpmro.

GUITARRARA, Paloma. "El Niño"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/el-nino.htm.