Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Sumqaitli/Azerbaijani escola linguísticos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
tradução automática de texto em russo. Texto original está [http://ru.azlingschool.wikia.com/wiki/Азербайджанская_лингвистическая_школа aqui]. Por favor, ajude editar.

PRINCIPAIS NÚMEROS[editar | editar código-fonte]

  • Mammadov Jabbar Manaf oglu. (Prof.) - O fundador da escola
  • Mamedov Museib (Prof.)
  • Kyazimov Gazanfar (Prof.)
  • Akhundov Agamusa (Prof.)
  • Jafarov Nizami (Prof.)
  • Ghassan Mirzoev (Prof.)
  • Abasov Ali (Professor)

...

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS[editar | editar código-fonte]

Isolamento de um plano de linguagem significativa e expressiva.

  • Plano de linguagem considerada
  1. Estático e imutável (fora da diacronia e sincronia);
  2. Invariantes - comum a toda a humanidade, não dependente de diferenças nacionais e tribais
  3. Potencialmente existe na mente de cada indivíduo (como relacionadas com a estrutura de pensamento da humanidade)

enquanto a sintaxe é definida como uma seção da gramática, o aluno é uma parte significativa da língua

  • Linguagem expressiva do plano de acreditar
  1. A alteração do plano de escudo significativa
  2. Produzido a partir de um plano significativo e formaram uma gramaticais, morfológicas, características lexicais, dependendo da história de cada nação

SEPARAÇÃO DE PEÇAS DE EXPRESSÃO[editar | editar código-fonte]

Partes do discurso, de acordo com Mamedov, divididos em independentes (principal, independente, ou sintática) e dependentes (oficial ou não-sintática), e as peças independente da fala são excluídos:

  • Pronome (como é só no Ver-resumo geral das outras partes, portanto, a possibilidade de distribuí-lo para outras partes do discurso);
  • Advérbio (TK adverbializovannymi opções são outras partes do discurso).

Assim, os independentes (independente) partes do discurso são bem-vindos:

  1. Substantivo,
  2. Adjetivo,
  3. Numeral,
  4. Verbo.

Ao mesmo tempo, opor-se à exclusão de partes do discurso e da frase, e considera esses processos como substantivisation e conversão - só o ato de expressão de peças frase do discurso.

METODOLOGIA[editar | editar código-fonte]

Ao analisar a linguagem da escola utiliza as ferramentas das seguintes disciplinas:

  • Psicologia - a assimetria funcional dos hemisférios cerebrais;
  • Lógica - as leis de divisão;
  • Filosofia - Ontologia categorias, igualando-os como segue:
  1. Matéria = s.
  2. Movimento = verbo
  3. Qualidade = adjetivo
  4. Número = número.

SISTEMA DE IDIOMAS[editar | editar código-fonte]

Como resultado destes e de outros testes são um sistema de plano significativo da linguagem (ver o esquema)

Como é sabido, o principal objetivo da lingüística estrutural e todos os seus podshkol era encontrar um sistema de linguagem. Alguns especialistas acreditam que o sistema resultante é exatamente o que você está procurando e estão olhando para este dia estruturalistas e representantes de outras escolas linguísticas e filosóficas ou, pelo menos alguma parte do sistema. Acredita-se que este sistema - analógico da tabela periódica de Lingüística.

RELATIVAS ÀS ESCOLAS DIFERENTES LINGUÍSTICA[editar | editar código-fonte]

Rumo a "lingüística estrutural"[editar | editar código-fonte]

Em contraste com a lingüística estrutural clássica, esta escola não considera a linguagem de algum sistema convencional e arbitrária, dependente do discurso, a existência de uma vida social, a categoria de tempo e vai falar, etc Ela acredita que uma parte fundamental da língua é uma espécie de sistema priori estático fora da categoria de tempo e as especificidades nacionais, e é derivado dos padrões de atividade cerebral. Apesar do fato de que a língua é determinada por circuitos cerebrais do pensamento, parte de sua manifestação, que é o plano, expressivo, sem prejuízo do impacto social significativo e é regulamentado por elas: em devido tempo, na linguagem intercalada história, filosofia de vida, tradições, etc do povo transportadora linguagem que as formas das línguas nacionais individuais.

Também assumem que a linguagem ea fala (som) não são lados diferentes de uma moeda (ou folha), ou um resultado da existência um do outro. Não preceder língua e não são o único instrumento para a implementação da linguagem. A língua não é sempre Sound Design e decodificação de áudio. Ela pode existir fora da fala, e como uma linguagem de shell (ou seja, como um meio para a sua execução) pode servir a qualquer coisa que possa levar a informação, incluindo todos os tipos de comunicação não-verbal.

Relacionados com «linguistic logicismo»[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do logicismo, a escola aceita, que o problema da "verdade-mentira", "inferência", "prova" - "negação", etc, pertencem exclusivamente a lógica e as formas de palavras e frases, declinação, atributos rodovidovye, tipologia das línguas, os aspectos psicológicos e comunicativas da linguagem, os problemas associados com a morfologia, modos de expressão das relações sintáticas, refletida na estrutura da oferta Givens extralingüísticos, etc, são exclusivamente o tema da Lingüística (incluindo, em conjunto com outras disciplinas).

Em contraste com a escola do conceito Logicismo linguística não é identificado com a palavra, sem lógica e linguística predicado com o outro. Isso não é aprovado pelo estrito paralelismo entre a palavra eo conceito, proposta e decisão. Denominações Autorizada expressivos em termos dos mesmos conceitos ou julgamentos - palavras, frases, propostas inteiras ou grupos de símbolos da esfera não-verbal. Ou vice-versa - pode ser que a mesma palavra, frase, sentença ou código não-verbal pode ser uma expressão de um conceito único, ou os acórdãos inteiro. E outra coisa: de acordo com a sinonímia ou homônimo (ou seja, a identidade do significado ou forma) de palavras, frases ou orações, eles podem ser uma expressão de diferentes idéias e opiniões, ou o mesmo conceito ou proposição pode ser expressa por vários sinônimos, frases ou propostas.

A origem da linguagem[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que não foi precedida por idioma e não são o único instrumento para a implementação da linguagem. Idioma pode existir sem a fala, eo papel da casca dos sistemas acima podem juntar-se e meios não-verbais. O homem desenvolveu precisamente discurso (verbal) forma da linguagem não apenas porque alguns de seus canais de comunicação é tão extensa, e não tão confortável. Há uma seleção natural. Apesar da predominância do canal visual no cotidiano das relações humanas com o mundo exterior, nas mesmas condições extremas, em termos de segurança do indivíduo, este canal não é confiável o suficiente e confiável. O facto de a gama de coberturas no espaço de apenas um quarto do ambiente visível, e no tempo - meio dia (ou seja, só acordando). E não é tudo. A eficiência do canal de fibra óptica também é limitada por diversas situações adversas. Fumaça, névoa, ou qualquer outra barreira, que ocorrem a cada dia, uma retirada abrupta do seu fracasso.

A actividade do canal auditivo permanece dentro de 24 horas de tempo e no intervalo de 360 graus no espaço. A única barreira para a propagação do som é ruído supramáxima, o que é muito atípico em termos de ocorrência. Além disso, a fim de comunicar com a pessoa visualmente, é necessário que sua atenção está concentrada em você (sobre você), que está olhando para você. Som do mesmo canal está aberto todo o dia para a percepção da informação de todos os lados, de todos, e sem qualquer configuração especial. Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento da voz humana (verbal) as formas de linguagem.

E como estes inicial gritos Mowgli Tarzan ou transformado em uma moderna e sofisticada e super complexo línguas nacionais?

Acredita-se que o mecanismo de emergência da moderna e sofisticada e altamente complexa linguagem humana é completamente idêntico ao mecanismo evolutivo da escrita. Isto é, como o desenvolvimento da escrita estava atravessando o palco

Fase I: grafemas = proposta (sistema de escrita pictórica);
Fase II: grafemas = palavra ou frase (escrita ideográfica);
Fase III: grafemas = sílaba (escrita sillobc);
Fase IV: grafemas = som (escrita fonográfica)

mesma trajetória experimentada e linguagem, e evoluiu ao longo das fases

Fase I: Fonemas proposta = (linguagem pictográfica);
Fase II: fonemas = palavra ou expressão (língua ideográfica);
Fase III: fonemas = sílaba idioma (sillabografichesky);
Fase IV: fonemas = sons (linguagem fonográfica).

Isto é, alguns choram, substituiu o primeiro (designado), frase inteira, então - apenas uma parte da proposta, e depois - parte da palavra.

Como um conceito interdisciplinar, usando seu raciocínio realização dessas disciplinas, a escola também faz uma contribuição para o inverso, que é a base deste resultado faz com que alguns dos resultados para estas questões:

Para a «Assimetria interhemispheric conceito»[editar | editar código-fonte]

"As informações iniciais são analisados os hemisférios do cérebro não é uma fase, mas de uma forma multicelulares. Isto é, o cérebro começa a analisar os dois hemisférios, não apenas informações provenientes de órgãos sensoriais, mas os resultados de sua análise, os resultados da análise secundária, em seguida, terceiro e assim por diante. E em todas as fases desta informação para responder a ambos os hemisférios, e cada um revela, de acordo com as suas actividades, os diferentes tons - atributo ou lógica. Em seguida, no centro das atenções é exibido um desses resultados e pesquisas de ambos os hemisférios como uma informação atributivo, e lógico. Isto é, verifica-se que informações de atributo é extraído da lógica, ou vice-versa. Repita esse processo várias vezes. No cérebro, todas estas operações ocorrem subconscientemente, com o objectivo de penetrar profundamente na essência do ser. E depois de cada divisão, por lei, a relação inversa entre o conteúdo eo volume da noção de que o homem torna-se todas as estruturas mais delicadas do mundo objetivo. "

Para a filosofia[editar | editar código-fonte]

Com base na lógica dos seus sistemas conclui que o cérebro não captura e filtragem de sinais externos (informações). Ou melhor, só capturar esses sinais, que podem, em que agarrar a sua capacidade (como sugerido pela "filosofia transcendental"). E o mundo que vemos, não há realmente nada mais do que meia "a criação da razão humana" (como foi sugerido por "empiriocriticismo). Ou seja, a imagem da paz em nossa representação não é uma cópia direta da realidade, mas apenas por uma visão racionalizada. A realidade é que enquanto noumenom para o homem, e se o homem não tinha os dois hemisférios do cérebro, e muito mais - cada um dos quais seria configurado para diferentes funções, então a pessoa seria capaz de extrair e outras formas de informação de um mar da realidade, eo processo de construção dessas sinais também seriam diferentes das existentes. Ou seja, para um homem abriu o caminho para outras dimensões do mundo. Esta escola se propõe é um sistema de categorias filosóficas, o equivalente do referido sistema lingüístico.

Tal compreensão de um sistema do mundo, o autor chama de «filosofia translinguística».

Links[editar | editar código-fonte]