Usuário(a):Vinicius Andrei Binotto/Corbélia
GEOGRAFIA
[editar | editar código-fonte]Corbélia é um município no Oeste do Paraná, localiza-se a uma latitude de 24º47'56" sul e a uma longitude 53º18'24" oeste. A sua população foi estimada em 17.071 habitantes em 2019. Possui uma área de 529,384 km².
Faz parte da região Metropolitana de Cascavel.
CLIMA
[editar | editar código-fonte]A cidade está a 693 metros acima do nível do mar, existe uma significativa pluviosidade no decorrer do ano em Corbélia. Tornando o clima temperado e quente, mesmo Agosto sendo o mês mais seco, as porcentagens de chuvas são 89 mm e a maior precipitação ocorre no mês de Outubro, na qual chove em média 226 mm, Fevereiro é o mês mais quente do ano, com a temperatura média de 22.2° C, Com a menor temperatura do ano, o mês de Julho faz em média 14°C. A média da temperatura da cidade é de 18.4° C, e sua pluviosidade média anual é de 1797 mm.
Sendo classificado com CFA, segundo Köppen e Geiger.
GEOLOGIA
[editar | editar código-fonte]O município de Corbélia está localizado sobre rochas da Formação Serra Geral. Essas rochas são constituídas, principalmente, por basaltos maciços e amigdalóides de coloração cinza e preta. A origem dessas rochas são os derrames vulcânicos fissurais que ocorreram a partir da separação dos atuais continentes da América do Sul e África.
RELEVO
[editar | editar código-fonte]HIDROGRAFIA
[editar | editar código-fonte]Corbélia é banhada pelo rio Piquiri, que tem suas nascentes na Serra do São João, na divisa dos municípios Turvo e Guarapuava, no estado do Paraná. O rio Piquiri percorre cerca de 660 km até a sua foz no rio Paraná, na divisa dos municípios de Altônia e Terra Roxa. O rio Piquiri recebe como contribuinte o rio Melissa, que faz a divisa entre o município de Corbélia e Cafelândia.
VEGETAÇÃO
[editar | editar código-fonte]INSTITUTO ÁGUA E TERRA. Descrição das Unidades Litoestratigráficas. SG-22-V-A Folha de Cascavel. Escala 1:250.000. Curitiba, PR: Instituto Água e Terra, 2006. Disponível em: http://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2020-07/sg22_v_a.pdf. Acesso em: 13 Nov. 2020.
SOLUÇÕES EM MEIO AMBIENTE. Caracterização da bacia hidrográfica do rio Piquiri. Disponível em: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/EIA_RIMA/baciapiquiri/f_IV_Caracterizacao_da_Bacia.pdf. Acesso em: 13 Nov. 2020.
A bacia hidrográfica do município de Corbélia é formada em 11% de área urbanizada, 15% por solo exposto, 18% por vegetação e 56% por áreas cultivadas
SOLO
[editar | editar código-fonte]O solo de Corbélia e composto por dois tipos de solo os dois tipos de solo são o latossolo vermelho distroférrico e o neossolos litolicos estrófico na menor parte do território:
- Latossolos Vermelhos Distroférricos: Derivados de rochas básicas, contém teores elevados de Fe2O3, MnO e TiO2, conhecidos anteriormente como Latossolos roxos por sua cor característica são muito profundos, argilosos ou muito argilosos e de boas condições físicas. Apresentam cores vermelhas acentuadas devido aos teores mais altos e à natureza dos óxidos de ferro presentes no material originário em ambientes bem drenados, e características de cor, textura e estrutura uniformes em profundidade. Por serem profundos e porosos ou muito porosos, apresentam condições adequadas para um bom desenvolvimento radicular em profundidade, mas são solos de baixa fertilidade e altos teores de ferro.
- Neossolos litolicos estrófico: Compreendem solos rasos, onde geralmente a soma dos horizontes sobre a rocha não ultrapassa 50 cm, estando associados normalmente a relevos mais declivosos. As limitações ao uso estão relacionadas a pouca profundidade, presença da rocha e aos declives acentuados associados às áreas de ocorrência destes solos. Estes fatores limitam o crescimento radicular, o uso de máquinas e elevam o risco de erosão. Esse solo possui solos com de alta teor de fertilidade.
- http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/solos_tropicais/arvore/CONT000fzyjaywi02wx5ok0q43a0r9rz3uhk.html