Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Widsantos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ataques a Computadores


1-Definição de Ataques a Computadores


Ataques a computadores são tipos de crimes virtuais que visam, entre outras coisas, prejudicar computadores alheios. Crimes dos quais todos os internautas correm o risco de sofrer, mas que nem sempre sabem exatamente o que são, como agem e quais danos podem vir a causar aos computadores.


2- Tipos de Virus


2.1- MALWARE Termo geralmente aplicado a qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores. Estão nele incluídos vírus, cavalos-de-tróia e vermes.


2.1.1- Vírus Pequenos programas de computador criados para causar danos na máquina infectada, apagando dados, capturando informações ou alterando o funcionamento da máquina, ele se instala em um programa e o usa como hospedeiro para se multiplicar e se disseminar para outros computadores.


2.1.2-Vermes (ou Worms) Programa auto-replicante, assim como o vírus, porém a principal diferença entre eles é a forma de propagação, os vermes podem se propagar rapidamente para outros computadores, pela net ou por redes locais, tirando cópias de si mesmo em cada computador. É um programa completo, não precisando de um hospedeiro para entrar em ação, como o vírus.


2.1.3- Cavalo-de-Tróia Também chamado de Trojan Horse, ou apenas Trojan, este programa,diferentemente dos vírus e dos vermes, não se duplica, alguns sendo até programado para se auto-destruir após algum tempo ou com algum comando do cliente. A infecção ocorre através de arquivos anexos a e-mails, mensagens instantâneas, downloads, por CDs ou disquetes. O programa é sempre uma animação ou imagens pornográficas, mas é durante a exibição dessas imagens que o computador está sendo infectado.


2.1.4- Spyware Esse é um programa automático de computador que recolhe informações sobre o usuário e repassa para uma entidade externa na internet que não tem como objetivos a dominação ou a manipulação do sistema do usuário, e tem como intuito permanecer desapercebido no sistema. Ele Pode ser obtido por download de websites, mensagens de email, mensagens instantâneas e conexões diretas para o compartilhamento de arquivos,podendo também estar contidos em vírus.


2.1.5- ARQUIVO Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente,age em um disquete,CD,DVD e programas executáveis.


2.1.6- BACKDOOR Como o próprio nome diz, é um vírus é executado por arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.


2.1.7- BOOT Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.


2.1.8- MACRO Vírus infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.


2.1.9- MULTIPARTITE Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.


2.1.10- MUTANTE Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.


2.1.11- POLIMÓRFICO Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta dificultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.


2.1.12- SCRIPT Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg


2.1.13- STEALTH Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.


Referencia: http://seguranca.uol.com.br/antivirus/duvidas/quais-sao-os-tipos-de-virus.html#rmcl