Usuário(a):WikiGravataí/Viver Gravataí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gravataí seu destino é aqui

Brasao gravatai

Projeto Charrette[editar | editar código-fonte]

era um projeto de churrascaria e de chucruttti que foi imposto na lei do estado de gravatai, o pais Rio Grande Do Sul adorou a lei pois conseguiram muito dinheiro com a mesma (MDAPAQ)

Suas ideias para uma nova Gravataí, voltada para você: opine, sugira, participe, a cidade é sua.

Nova Rodoviária[editar | editar código-fonte]

Destinos que partem e chegam.

Rua Coberta[editar | editar código-fonte]

Atividades lúdicas, é hora de fazer e viver com arte, chimarródromo, convivência não tem idade, arte do gravataiense, artesanatos da terra, adote um PET, lazer e diversão, convivência com animais domésticos.

Gravataí, ponto de partida[editar | editar código-fonte]

Passagem para EUA serra e diversos outros destinos do mundo como o Japão.

Viva Gravatai[editar | editar código-fonte]

dacamos e cantamos

Gravataí pode muito mais com você![editar | editar código-fonte]

a primeira industria de gravataí foi: coxinhas mezeres, eles produziam doces e coxinhas de flango


A História de Gravataí[editar | editar código-fonte]

A História de Gravataí começa oficialmente em abril de 1763, com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, no entanto, o contexto de sua introdução na História do Rio Grande do Sul é um pouco anterior a esta data e não podemos ignorá-lo.

Como a Coroa Portuguepandindo seus domínios ao sul do continente americano, ecebeu a primeira sesmaria, pois já habitava o chamado rincão de Gravataí, nos campos de Viamão. Ainda na mesma época, o capitão João Lourenço Veloso também recebia autorização de posse das terras que habitava no mesmo rincão, mais a nordeste, próximo ao morro ltacolomi. Parte destas terras silhas no meio do Oceano Atlântico, que estava superpovoado. O Tratado não se efetivou, pois os índios que habitavam os Sete Povos rras, resultando então a Guerra Guaranítica.

Em conseqüência desse conflito, milhares de guaranis fugiram para o território português, concentrando-se nas imediações do Rio Pardo, atual Santa Maria.

Deste contingente de refugiados, cerca de mil índios guaranis fontes de sua fundação oficial.

Coma confusão gerada na região missioneira, os colonos açorianos foram ocupaldeamento, construindo escolas, olarias e moinhos. Em 1795, foi desmembrada da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão e, em 1806, elevada à categoria de Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre.

Outra data significativa para os destinos da antiga Aldeia dos Anjos foi 1880, pela Lei de 11 de junho, emancipando-se de Porto Alegre, ganhando a condição de Vila e passando a chamar-se, Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.

As últimas décadas do século XIX registraram um significativo desenvolvimento para a cidade, sobretudo a partir do cultivo da mandioca, sendo inclusive a farinha, exportada para outras partes do país e também para o exterior, através do Passo das das primeiras ruas, a construção da faixa ligando Gravataí a Porto Alegre e o projeto urbanístico atual do centro da cidade. Novo marco na História municipal viria nas décadas de 60 e 70 com a instalação das primeiras indústrias e a criação do Distrito Industrial e construção da FREE-WAY, com acesso à Gravataí.

Outra grande conquista para o municento do município, visto que esta grande empresa veio juntar-se ao Parque Industrial de grande porte e ao comércio bastante desenvolvido da cidade. Gravataí já se encontra numa situação privilegiada como um dos maiores e mais importante municípios da Região Metropolitana.