Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Yuyuhas/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[1]Maria Ivone Bernardo Rensamo Soares, moçambicana, natural de Maputo, Moçambique, nascida a 23 de Outubro de 1979 é uma figura politica importante em Moçambique. Esta figura politica è por sua vez considerada importante pelos inùmeros cargos ocupados durante a sua vida, durante a sua carreira ate os dias de hoje e ainda pela sua participaçâo num Partido de Resistência Nacional em Moçambique. [2][editar | editar código-fonte]

Vida[editar | editar código-fonte]

Maria Soares, teve o sonho de se tornar uma grande mulher ja na sua infância. Esta ja tinha o sonho como estìmulo de ser Presidente do Tribunal Supremo.

Ela cresceu no Bairro central e morava perto da Catedral de Maputo e tinha uma infância feliz. Teve algumas práticas numa oficina dentro de casa, que era resultado da profissão do pai e onde fazia os seus trabalhos. Esta aprendeu a estanhar e a fazer ligações entre fios, sem causar curto-circuito. Aprendeu ainda a reparar cassetes, onde auxiliava a sua mãe.

No decorrer do tempo, Ivone fez o ensino primário em instituições públicas nas escolas 16 de Junho e Maxaquene. Ela foi aprendendo a escrever, a calcular, a contar e a falar corretamente.

Quando tinha 8 anos de idade, o seu pai perde a vida ainda jovem, o que causou uma interrupção na sua infância feliz.

Mas esta, continuou dedicada aos seus estudos e foi caracterizada como uma aluna que colhe informção; e manteve essa fama ate a universidade e chegou a ser uma das melhores estudantes.


Carreira[editar | editar código-fonte]

Maria Soares é Chefe da Bancada Parlamentar da Renamo, Membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, Chefe do Grupo Nacional junto ao Parlamento Pan-Africano, Deputada eleita pelo Círculo Eleitoral da Zambézia desde o ano de 2015.

Na VII Legislatura (2010-2014) foi Vice-Presidente da Comissão das Relações Internacionais, 2ª Vice presidente do Gabinete da Juventude Parlamentar e Relatora da Comissão de Ètica Parlamentar.

È Mestrada em Administração Pública e Licenciada em Ciências da Comunicação.

Em 2014, esta teve o seu reconhecimento na preparatória do encontro de alto nível entre Armando Guebuza que era na altura chefe do estado e o falecido Afonso Dhlkama, antigo Presidente da Renamo, que teve como resultado a assinatura do Acordo de Cessação de Hostilidades Militares a 5 de Setembro de 2014.

Neste mesmo ano, foi eleita uma das 50 personagens jovens emergentes em Africa «50 Rising Stars of Africa».

Em 2015, fez parte do grupo que preparou encontros tambem de alto nivel, entre o Presidente do Governo da Frelimo Filipe Nyusi e o antigo Presidente do Governo da Renamo o Afonso Dhlakama. Que teve como resultado a tomada de posse dos 89 Deputados da Bancada Parlamentar da Renamo e o alcance de entendimento para a resolução de uma crise pós-eleitoral.

Ivone Soares é ainda no Partido Renamo, membro da Comissão Politica Nacional desde 2008 e lidera a Liga Nacional da Juventude desde 2014.

È Activista dos Direitos Humanos e não so, mas como tambem de várias causas sociais a favor da criança, rapariga, mulher, idoso, pessoa portadora de deficiência e tantas outras causas tambem masculinas.

Com interesse particular a fim de promover melhorias na qualidade de educação, melhor governção, equidade de género, ponto final a corrupção, justiça e problemas ambientais.

È autora e bloguista de artigos de carácter sóco-político e económicos que tem destaque nos jornais como SAVANa, Sol Indico.[3]


Referências

  1. Sitoe, Dalton. «Ivone Soares». www.biografia.co.mz. Consultado em 28 de março de 2019 
  2. Welle (www.dw.com), Deutsche. «Ivone Soares | Moçambique | DW | 17.07.2018». DW.COM. Consultado em 26 de março de 2019 
  3. «BIOGRAFIA». Consultado em 28 de março de 2019