Usuário(a) Discussão:José António Barreiros
Dados pessoais
Natural de Malanje-Angola. Nasceu em 25 de Março de 1949. Pai de três filhos.
Instrução
Estudou em Malanje até ao 3º ano do Liceu, primeiro no Colégio de Veríssimo Sarmento, depois no Seminário-Colégio de São José. Em 1962 frequentou o Colégio de Santo Agostinho em Viseu, de onde saiu para o Liceu Nacional de Viseu no qual completou o 6º e o 7º ano. Cursou Direito na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa entre 1966-1971.
Actividade académica
Leccionou Direito Penal e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito onde se licenciara durante sete anos e nas Universidades Lusíada e Internacional durante dez.
Actividade forense
Exerce a Advocacia. Fez o estágio sob a direcção dos Drs. Francisco Salgado Zenha e Xencora Camotim. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados como estagiário em 1972. O seu primeiro escritório foi em Sintra, de seguida em Lisboa. A advocacia que exerce é essencialmente na área do Direito Criminal.
Actividade literária
No domínio do ensaio histórico escreveu:
-» Um texto de apresentação a O Príncipe de Maquiavel [Editorial Presença]
-» Livros sobre a guerra secreta em Portugal durante os anos 1939-1945: A Lusitânia dos Espiões [Hugin], O Espião Alemão em Goa [1ª edição pela Hugin, 2ª pela Oficina do Livro], O Homem das Cartas de Londres [Gótica], Uma Agente Dupla em Lisboa [O Mundo em Gavetas], O 13º Passageiro [Labirinto de Letras], Ensaio Sobre a Imortalidade [O Mundo em Gavetas], Traição a Salazar [Cofina].
Traduziu e redigiu o texto de apresentação de Eu Roubei o Santa Maria, de Xose Soutomaior [editado pela Labirinto de Letras]
No campo da escrita ficcional publicou:
-» Contos do Desaforo [Editorial Presença]
-» Não se Brinca com Facas [Labirinto de Letras]
-»Infinito Majestoso
No campo da escrita jurídica publicou para além de monografias:
Processo Penal - I
Sistema e Estrutura do Processo Penal
Crimes Contra o Património
Crime de Peculato
Crime de Participação Económica em Negócio
Iniciar uma discussão com José António Barreiros
É nas páginas de discussão que os utilizadores discutem como tornar o conteúdo da wiki Wikipédia o melhor possível. Inicie uma discussão para estabelecer contacto e colaborar com o utilizador José António Barreiros. Aquilo que disser aqui será público e pode ser visto por todos.