Usuário(a) Discussão:José António Barreiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Dados pessoais

Natural de Malanje-Angola. Nasceu em 25 de Março de 1949. Pai de três filhos.

Instrução

Estudou em Malanje até ao 3º ano do Liceu, primeiro no Colégio de Veríssimo Sarmento, depois no Seminário-Colégio de São José. Em 1962 frequentou o Colégio de Santo Agostinho em Viseu, de onde saiu para o Liceu Nacional de Viseu no qual completou o 6º e o 7º ano. Cursou Direito na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa entre 1966-1971.

Actividade académica

Leccionou Direito Penal e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito onde se licenciara durante sete anos e nas Universidades Lusíada e Internacional durante dez.

Actividade forense

Exerce a Advocacia. Fez o estágio sob a direcção dos Drs. Francisco Salgado Zenha e Xencora Camotim. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados como estagiário em 1972. O seu primeiro escritório foi em Sintra, de seguida em Lisboa. A advocacia que exerce é essencialmente na área do Direito Criminal.

Actividade literária

No domínio do ensaio histórico escreveu:

-» Um texto de apresentação a O Príncipe de Maquiavel [Editorial Presença]

-» Livros sobre a guerra secreta em Portugal durante os anos 1939-1945: A Lusitânia dos Espiões [Hugin], O Espião Alemão em Goa [1ª edição pela Hugin, 2ª pela Oficina do Livro], O Homem das Cartas de Londres [Gótica], Uma Agente Dupla em Lisboa [O Mundo em Gavetas], O 13º Passageiro [Labirinto de Letras], Ensaio Sobre a Imortalidade [O Mundo em Gavetas], Traição a Salazar [Cofina].

Traduziu e redigiu o texto de apresentação de Eu Roubei o Santa Maria, de Xose Soutomaior [editado pela Labirinto de Letras]


No campo da escrita ficcional publicou:

-» Contos do Desaforo [Editorial Presença]

-» Não se Brinca com Facas [Labirinto de Letras]

-»Infinito Majestoso

No campo da escrita jurídica publicou para além de monografias:

Processo Penal - I

Sistema e Estrutura do Processo Penal

Crimes Contra o Património

Crime de Peculato

Crime de Participação Económica em Negócio