Saltar para o conteúdo

Usuário(a) Discussão:Mário Nduna

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mário Vasco Nduna Júnior, popularmente conhecido como Mário Nduna é um jurista, activista, comunicador, influenciador digital Moçambicano popularmente conhecido no instagram, nascido aos 01/04/1998 na província da Zambézia no distrito de Quelimane. Órfão de pai e mãe, Mário foi apresentador de Televisão na TVM- Televisão de Moçambique E. P. Tornou-se conhecido por fazer programas infantis nomeadamente (Ovega, Roda Viva e Pirlim Pim Pim) a ser transmitido na TVM e na TVM Internacional entre os anos de 2014 a 2022. Vida pessoal: Mário Nduna perdeu seus pais vítimas de doença, sua mãe Nazira Momad Chamaúne perdeu a vida na Província de Sofala cidade da Beira em 2005 e o seu pai em 2012 em Timor Leste, este ultimo que não chegou a conhecer. Viveu toda sua vida com a sua avo materna, mas essa veio a perder a vida no ano de 2016 enquanto frequentava a 12º classe na Escola Secundaria e Pré-universitária 25 de Setembro em Quelimane.

Escolaridade: A primária frequentou na Cooperativo de Ensino Kalimany, a secundaria na Escola Completa São Carlos Lwanga, posteriormente a Escola 25 de Setembro e actualmente é licenciado em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Católica de Moçambique. Mário desde muito foi popular desde o tempo da rede social Mig33 até aos dias de hoje, na qual se tornou num dos jovens mais influentes do Província da Zambézia, usou a sua popularidade na escola para influenciar colegas a juntarem-se a um grupo de activistas com o propósito de ajudar crianças órfãs da sua província o que por sua vez, deu grandes resultados, o que fez com que ganhasse um premio de destaque. Apos a perda da sua avo, Mario passou a residir com sua tua Dânia Chamaúne (irmã da mãe) e mais duas primas, Mayra e Nadira. Primas essas que tornaram-se queridas pelo público activo das redes sociais pelos seus conteúdos criativos e interativos.

Mario Nduna foi um dos vencedores do Fica em Casa Reality Show da Mega Tv com o apoio da KLD Agency no ano de 2022, ficando em terceiro lugar e levando para casa o premio de (50) cinquenta mil meticais, consequência de 3 meses de confinamento na casa mais vigiada de Moçambique e do votos milhares de votos dos seus amigos, familiares e fãs.

Carreira Profissional: Abril de 2023 – presente, estagiário do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique da BIOFUND, na Repartição de Protecção e Fiscalização afecto ao Parque Nacional de Zinave; Abril de 2022 – presente, prestador de serviços académicos (explicação para estudantes do 1°ao 4º ano do curso de Licenciatura em Direito (Ciências Jurídicas) e auxílio na elaboração de trabalhos e projectos; Abril de 2022 – presente, palestrante, facilitador, capacitador e orador em formações, seminários e workshops sobre diversas áreas de Direito, Legislação Laboral, Relações Laborais, Saúde Sexual e Reprodutiva, Ética e Deontologia Profissional e mais, no Centro de Mediação e Arbitragem Laboral da Zambézia (CEMAL); 2014 – 2022, assistente de produção, criador e formador de conteúdos televisivos na Televisão de Moçambique, para menores de idade (crianças dos 7 aos 18 anos) com fins de divulgação e expansão dos Direitos e Deveres das crianças a partir dos meios de comunicação e deslocação a comunidade para gravação de programas (com patrocínio e apoio do UNICEF MOZAMBIQUE); 2022 - Consultor Jurídico voluntário na Associação Moçambicana das Mulheres da Carreira Jurídica da Zambézia; 2020 – Presente, membro e Activista Social, para área de Direitos e Deveres das Crianças, Saúde Sexual e Reprodutiva e Direitos Humanos na Rede de Comunicadores Amigos das Crianças (RECAC); 20Activista na Associação Azombue; 2020 - 2022, assistente Estagiário no Departamento de Licenciatura e Mestrado em Direito na Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Ciências Sociais e Políticas; 2020 – 2022, Director de Marketing e Publicidade na OLABA TV - Online; - Estagiário na Clinica Jurídica da UCM – FCSP – Quelimane;

Na música: Mario Nduna em 2013 Mário formou uma banda de música que fazia o estilo Rap com a ajuda do Cleyton Magalhães mais conhecido por Bonguinha da Bazuca CPM, grupo esse que entregava mais 3 elementos nomeadamente: Titos Lázaro (Young Stupid), Rody da Silva, e Morgado (Da EnervaTion) infelizmente o grupo não durou mais de 2 anos por questões não reveladas até hoje, o que fez Mário Nduna não voltar a cantar, porem, ingressar na área da Comunicação. Onde com ajuda do Dilon Matos e DJ Nike-X, Mário torna-se apresentador de tardes dançantes na Discoteca Casa Blanca (uma das melhores discotecas da cidade) na qual todos domingos se fazia presente. No mesmo ano participou num casting da Televisao de Moçambique para novos apresentadores infantis, aonde participou e foi apurado pelo Didinho Caetano carinhosamente apelidado de Tio Didinho.

Iniciar uma discussão com o utilizador Mário Nduna

Iniciar uma discussão