Usuário(a) Discussão:Mpprazeres

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Camilo Domingos[editar código-fonte]

Ficheiro:Dor de Mundo de Camilo Domingos
Último álbum "Dor De Mundo" de Camilo Domingos

Domingos Lopes Gomes (Camilo Domingos) nasceu a 14 de fevereiro de 1965 em Conceição – Príncipe, São Tomé e Príncipe, e faleceu a 7 de agosto de 2005, foi um dos mais conceituados cantor e compositor santomense.

Na década de 70, quando tinha apenas catorze anos de idade Camilo Domingos criou em Bom Viver (bairro onde cresceu) com um grupo de amigos o conjunto musical Brilhantina.

Com o intuito de seguir os estudos, muda-se para São Tomé (ilha vizinha), e em 1983 é chamado a cumprir o serviço militar onde fez o curso de enfermagem, que vinha a exercer depois em 1986 na empresa agrícola de Ribeira Peixe. Foi em 1987, quando decidiu correr atrás dos seus sonhos, Camilo Domingos imigrou para Angola para gravar o seu primeiro disco de original. Coisa que não aconteceu!

Porém não se deixou desanimar e decide ir a Portugal, onde consegue com muito esforço e trabalho finalmente gravar o seu primeiro álbum intitulado “Morena”.

O seu segundo álbum veio ao público em 1991, e depois daí, não parou. Completando um total de 11 discos, dos quais “Badjuda”, “Es Meu Amor”, “Maninha My Love”, “Nada a Ver”, “Sunduro”, “Nha Vida é Tchora” e o seu último “Dor de Mundo” se destacam. Tendo sido três deles disco de ouro, respectivamente: “Maninha My Love” em 1996, “Sunduro” em 2002 e “Dor de Mundo” em 2005. Ao longo da sua carreira participou em vários espectáculos em São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal e Estados Unidos.

Camilo Domingos morreu vítima de um cancro no abdómen detectado um ano antes da sua morte. Foi erguido na ilha do Príncipe, sua terra natal uma lápide na Avenida Principal de Santo António em sua homenagem. E é realizado todos os anos na ilha do Príncipe no dia da sua morte um festival em sua memória.