Usuário:Adailton/Proporção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Conforme a votação, a proporção de votos para manter ou eliminar uma página é agora 2/3, mantendo-se a necessidade do mínimo de 4 votos a favor ou contra. Nestas condições, as proporções para uma votação da WP:PE conclusiva são:

Opção A Opção B Total
0 4 4
1 4 5
2 4 6
3 6 9
4 8 12
5 10 15
6 12 18
7 14 21
8 16 24
9 18 27
x 2x 3x

Uma forma eficiente de verificar se a votação é conclusiva, é multiplicar o número de votos, da opção com menos votos (A), por dois, e verificar se este resultado é maior que a opção contrária (B), pois se isso ocorre, a votação é inconclusiva.

Na tabela acima é indicado o número mínimo de votos, na opção B, em oposição a opção A, para que a votação seja conclusiva, ou seja, é o número mínimo de votos a partir do qual a votação é conclusiva.

Não foi usado manter ou apagar pois o critério é para a votação ser conclusiva, ou seja, a opção A pode ser manter ou apagar e a opção B será sempre o contrário, apagar ou manter.

Uma votação inconclusiva deve ser prorrogada, e, ao final da prorrogação, em se mantendo inconclusiva, a votação é tratada como mantida.

Diferenças entre as opções

Não esquecer que votos neutro, abstenção, ou algo similar, não contam, e que opções do tipo fusão ou redirect, a menos que explicitamente para eliminar, contam como manter.

Casos em que a opção mais votada não pode ser aplicada, deve-se avaliar as demais opções, mantendo-se sempre a proporção para finalizar a votação. P.e.:

Apagar: 7
Manter: 0
Redirect: 5

Após a prorrogação, é inconclusiva por não haver votos suficientes para Apagar, mas deve ser aplicado o Redirect

Fusão

A menos que seja explícito apagar após fusão, ou algo similar, os votos na opção devem ser contados como manter

Redirect

A menos que seja explícito apagar e fazer redirect, ou algo similar, os votos na opção devem ser contados como manter

O texto que aqui estava foi movido para: Usuário Discussão:Adailton/Proporção