Usuário:BernardoOreyRoque/Exercicio 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A Mediterranean Shipping Company (Portugal) S.A., mais conhecida por MSC Portugal, é uma empresa especializada no transporte marítimo de carga contentorizada que pretende oferecer ao mercado soluções próprias de logística global. Providencia serviços completos de transporte, incluindo despachos, trânsitos rodoviários e ferroviários (Nacional e intra Europa), grupagem marítima e trânsitos internacionais, recolha de carga, armazenagem, logística e distribuição, seguros de mercadoria e contentores e tudo quanto é necessário para melhorar a circulação de mercadorias dos seus clientes (Mediterranean, [2008]).

História[editar | editar código-fonte]

Contentores MSC.

Fundada em 1991 em Portugal, representa o armador suíço MSC – Mediterranean Shipping Company S.A., empresa multinacional que ocupa um dos lugares de liderança a nível mundial no transporte marítimo de contentores. A MSC Portugal opera no porto marítimo de Sines (Porto de Sines) e Leixões (Porto de Leixões) e no porto seco da Abobadela, TVT Riachos e mais recentemente Mérida, na região da Extremadura espanhola. Actuando nesta ampla área geográfica, a MSC Portugal possibilita uma maior proximidade dos seus clientes com todas as vantagens que dai advêm (Logismarket, [2009]).

MSC Terminal do Entroncamento S.A.[editar | editar código-fonte]

A Mediterranean Shipping Company (Portugal) S.A. investiu numa nova plataforma logística de 200 mil metros quadrados no Entroncamento (Casal Marcos Ferreira), com modernas infra-estruturas onde constam (Atalaia, 2008):

  • Armazém alfandegário preparado para recepção, expedição e trânsito de todo o tipo de mercadorias;
  • Parque de contentores equipado com a mais moderna tecnologia e os mais recentes meios mecânicos;
  • Terminal ferroviário com ligação ao terminal marítimo de Sines (Terminal XXI).

MSC internacional[editar | editar código-fonte]

A empresa privada Mediterranean Shipping Company S.A (MSC), foi fundada em 1970 na Suiça na cidade de Geneva. Começando por ser uma pequena empresa que operava com navios convencionais rapidamente se tornou numa das empresas líderes do transporte marítimo de carga contentorizada. Nos últimos anos a MSC expandiu-se grandemente, tendo na actualidade alcançado um dos lugares cimeiros, quer no que diz respeito à capacidade de transporte de contentores, quer no que diz respeito ao número de navios a operar. A MSC mantém em Geneva os escritórios que mantêm a eficiente estrutura directiva, tendo depois dedicados escritórios espalhados por todo o mundo, assegurando uma resposta rápida às alterações de mercado e uma implementação de planos sólidos com vista ao futuro, sem qualquer interferência ou atraso.

MSC Daniela[editar | editar código-fonte]

O navio MSC Daniela é o maior navio de carga contentorizada do mundo. Com um comprimento de 366m, mais de 51.2m de largura e com um calado de 15m, o MSC Daniela foi baptizado no porto de Valência (Espanha) em 16 de Janeiro de 2009 durante a sua primeira viagem. São notáveis alguns aspectos de construção bem como a sua capacidade de transporte, não existindo oficialmente nenhuma embarcação capaz de transportar os seus 13,800 TEU. O MSC Daniela parte do porto de Valência e faz escala em Singapura, Xangai, Hong-Kong entre outros portos (Frische, 2009, p.26).

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]