Usuário:Joalpe/Testes/ARTISTAS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero - Jornalismo 2018 - Museu Paulista

Introdução

Se você chegou aqui, é porque lhe foi designado um artista para ser trabalhado na etapa principal do Projeto Wikipédia. Verifique o trabalho que lhe foi pedido na página oficial do projeto.

Que bom que você está aqui! Vamos atuar diretamente na comunicação da história política e cultural do Brasil!

Abaixo, vou expor um passo-a-passo para orientá-lo/a na realização de seu verbete. Recomenda-se que siga estritamente a ordem do que vai abaixo.

Passo 1
Pesquisa

Já vimos isso, mas vale frisar: a Wikipédia, um dos sites mais acessados do mundo, é tão boa quanto as referências que agrega. Um verbete é, no jargão da comunicação, uma fonte terciária.

Você a princípio realizou a pesquisa das fontes que pretende usar em seu verbete, na etapa anterior do projeto. Se não tiver realizado a pesquisa, está com atraso e terá de realizá-la agora de todo modo. Lembre-se: toda informação na Wikipédia deve vir acompanhada de uma fonte confiável.

Passo 2
Observação

O desafio que se coloca para você agora é produzir um ótimo verbete. Para isso, o melhor é observar o que a comunidade lusófona de editores na Wikipédia já produziu de melhor no tópico de seu interesse.

Observe um ou mais verbetes abaixo, olhando: a linguagem relativamente neutra usada, a estrutura da informação, o estilo, as referências. O que se espera é que, a partir da observação, consiga entender o trabalho que deverá realizar.

A Wikipédia é pensada como um projeto livre, em que se inspirar daquilo que foi feito é apoiado. Assim, nos artigos que observou busque inspiração para seu próprio trabalho.

Passo 3
Página de testes

É obrigatório que desenvolva o verbete que lhe foi designado em sua página de testes. Não trabalhe diretamente no domínio principal da Wikipédia nesta etapa. Apenas publicaremos seu verbete quando este for revisado pelo professor ou por outro editor experiente.

Na sua página de testes, a princípio, já estão as referências que pretende utilizar na produção do verbete. Não tem problema! Faça o trabalho acima ou abaixo dessas referências.

Se o verbete que vai produzir já existe, uma sugestão é copiar --a partir do código-fonte!-- o texto para a sua página de testes e corrigir/completar aquilo que já existe. Se preferir, pode começar do zero, mas verifique que não há trechos do verbete existente que podem ser aproveitados.

NB: É imprescindível que toda informação tenha uma referência. No mínimo, uma referência por parágrafo; normalmente, mais. Isso vale também para informações que já estejam no verbete antes de você o editar -- ou seja, você precisará buscar referências que justifiquem todas as informações, mesmo aquelas que não foi você quem colocou. Se não encontrar referências para informações anteriormente colocadas ou se descobrir que as informações estão erradas, elimine o conteúdo ou corrija-o, colocando sempre uma referência confiável.

Passo 4
Sugestão de estrutura

A expectativa é que realize um ótimo verbete. Não existe regra mágica, assim que cada verbete terá sua própria estrutura, seu próprio desenvolvimento. A expectativa é que faça o melhor possível dadas as especificidades do verbete com o qual está trabalhando.

Lembre-se que está escrevendo sobre o artista, não o período histórico ou o estilo artístico. Lembre-se que há verbetes específicos para esse conteúdo, que a princípio não cabe no verbete que está produzindo, a não ser quando estiver diretamente relacionado ao artista sobre o qual está trabalhando.

Uma estrutura da informação --isto é, de seções para o verbete-- poderia incluir:

  1. Texto introdutório em linguagem enciclopédica e de acordo com o livro de estilo da Wikipédia. Aqui aparece a exposição clara e objetiva do artista, além de elementos centrais que justificam sua relevância enciclopédica. Veja como modelo o texto de introdução do Pedro Américo. (Não se preocupe com a infocaixa, que será gerada pelo professor, se não existir ainda.)
  2. Biografia do artista. Há uma seção específica para contar a vida da pessoa sobre quem está escrevendo, destacando normalmente e quando houver esses dados: infância, formação, momentos marcantes (viagens, conflitos...) e anos finais. Em Tikashi Fukushima, esta seção foi intitulada "Biografia" e está dividida em subseções cronológicas; em Aleijadinho, há também uma seção de "Biografia", dividida de modo mais geral em três subseções. Veja que toda informação vem acompanhada de pelo menos uma referência. Não há problema usar mais de uma vez a mesma referência.
  3. Obra. Aqui se espera um contexto mais geral da produção do artista, um comentário geral sobre o estilo e a técnica do artista e uma análise das obras mais importantes (quando houver). Esta seção pode ser dividida em mais de uma seção ou em subseções. Veja como exemplo a seção "Obra pictórica" de Pedro Américo.
  4. Análise do estilo artístico e da relevância do artista. Vide a seção "Fortuna crítica e legado" em Victor Meirelles.
  5. Listagem de principais exposições e prêmios, quando houver esta informação.
  6. Toda outra seção de interesse particular: polêmicas, homenagens, circunstâncias relevantes...
  7. Referências, em que as referências usadas no decorrer do texto são expostas. (Lembre-se que o sistema gera automaticamente as referências, quando notas são adicionadas ao longo do texto.)
  8. Ver também, em que verbetes de interesse na Wikipédia são listados.
  9. Categorias, para classificar o verbete nas áreas condizentes. (Só colocaremos as categorias quando o verbete for publicado, no domínio principal da Wikipédia.)

O link a seguir da própria Wikipédia pode ser útil para identificar aquilo que efetivamente têm de fazer: aqui. São as diretrizes para criar um "verbete perfeito", que é nosso objetivo.

Passo 5
Redação na página de testes

Uma vez pensada a estrutura, basta completar as informações, com base na pesquisa realizada anteriormente. Lembre-se de não publicar o verbete quando o tiver acabado na página de testes. Isso só será feito com aprovação do trabalho.