Usuário:Leonardo.stabile/Notoriedade de música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é a página dos critérios de notoriedade de música, um apanhado geral dos assuntos que os editores da Wikipédia consideram relevantes ao projeto. Tópicos cobertos por esta página incluem artistas musicais e registros fonográficos. Outros assuntos relacionados ao tema ainda não estão cobertos, como instrumentos musicais, empresas de música e teoria musical.

Esta página não pretende se sobrepor a qualquer outra política do projeto. Acima destes critérios estão os critérios gerais de notoriedade, as recomendações da Wikipédia e as políticas oficiais da Wikipédia. Esta página assume que o conteúdo em questão já é válido de acordo com as políticas primordiais do projeto como Wikipedia:Verificabilidade e Wikipedia:Imparcialidade. Junto com esse critérios estão outros critérios temáticos, para artigos relacionados a mais de um tema; se for o caso, esta página não deve ser analisada individualmente.

Músicos[editar | editar código-fonte]

De forma geral, músicos anteriores ao século XX são aceitos sem exceção. Músicos a partir do século XX seguem um critério mais rigoroso. Condições básicas para a existência de um artigo de músico no projeto incluem:

  • Profissionalização. Músicos amadores não são aceitos no projeto.
  • A quantidade de álbuns vendidos. É uma forma de avaliar a participação do músico na indústria da música. Implica tiragem mínima.
  • A quantidade de álbuns editados. É uma forma de avaliar o histórico de trabalho do músico, para discernir, por exemplo, amadores de profissionais. Implica tiragem mínima.
  • A existência do perfil do músico em bancos de dados relevantes sobre o tema. Bancos de dados incluem enciclopédias, dicionários, páginas web, entre outros. Notar que o perfil de um músico difere de uma mera citação, como em uma lista de músicos. Independente do sistema, deve haver uma entrada somente sobre o músico em questão. A idéia não é indicar a existência do músico, e sim sua notoriedade. Notar também que o perfil exclui informações genéricas (por exemplo, a data e local de um concerto numa agenda). Pelo menos um desses perfis deve ser citado no artigo, seja através de referência bibliográfica ou de ligação externa.
  • Prêmios a nível nacional ou internacional ganhados pelo músico. Há inúmeros eventos regionais e concursos de bandas e músicos, de forma que não são considerados como relevantes.
  • A associação do músico a um grupo musical. Se um grupo musical atende os critérios de notoriedade, seus integrantes não necessariamente atendem também de modo a também possuírem artigos. Por isso que, por exemplo, a existência de um perfil de um grupo musical em um banco de dados relevante não pode servir como critério de notoriedade dos integrantes. Deve-se analisar o músico independente das suas afiliações. Não se costuma aceitar artigos cujo conteúdo somente cita que tal músico é integrante de tal grupo musical. Tal informação já consta no artigo principal do grupo musical. Entretanto, nada impede que um músico que não atenda os critérios de notoriedade, mas que é integrante de um grupo musical que atenda, tenha seu nome redirecionado para o artigo do grupo musical.
  • Relevância do músico para a música. Um músico pode não ser relevante por seus álbuns, mas por sua importância para um movimento musical, gênero musical ou corrente artística. Nesse caso, essa relevância deve ser referenciada no artigo.
  • Músico futuro. De forma geral, um indivíduo que ainda será músico não é aceito no projeto.

Grupos musicais[editar | editar código-fonte]

Esta seção atende a diversos tipos de grupos musicais, mas seu maior foco são as bandas. Condições básicas para a existência de um artigo de grupo no projeto incluem:

  • Profissionalização. Bandas amadoras não são aceitas no projeto.
  • A quantidade de álbuns vendidos. É uma forma de avaliar a participação do grupo musical na indústria da música. Implica tiragem mínima.
  • A quantidade de álbuns editados. É uma forma de avaliar o histórico de trabalho do grupo musical, para discernir, por exemplo, amadores de profissionais. Implica tiragem mínima.
  • A existência do perfil do grupo musical em bancos de dados relevantes sobre o tema. Bancos de dados incluem enciclopédias, dicionários, páginas web, entre outros. Notar que o perfil de um grupo musical difere de uma mera citação, como em uma lista de bandas. Independente do sistema, deve haver uma entrada somente sobre o grupo musical em questão. A idéia não é indicar a existência do grupo, e sim sua notoriedade. Notar também que o perfil exclui informações genéricas (por exemplo, a data e local de um concerto numa agenda). Pelo menos um desses perfis deve ser citado no artigo, seja através de referência bibliográfica ou de ligação externa.
  • Prêmios a nível nacional ou internacional ganhados pelo grupo musical. Há inúmeros eventos regionais e concursos de bandas e músicos, de forma que não são considerados como relevantes.
  • Relevância do grupo musical para a música. Um grupo musical pode não ser relevante por seus álbuns, mas por sua importância para um movimento musical, gênero musical ou corrente artística. Nesse caso, essa relevância deve ser referenciada no artigo.
  • Grupo musical futuro. De forma geral, um grupo de pessoas que ainda será um grupo musical não é aceito no projeto.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Condições básicas para a existência de um álbum no projeto incluem:

  • A associação do álbum a um artista. De forma geral, o artista que lançou o álbum deve atender os respectivos critérios de notoriedade, seja músico ou grupo musical.
  • Relevância do álbum para a música. Um álbum pode não ser relevante por seu artista ou por uma composição que contida, mas por sua importância para um movimento musical, gênero musical ou corrente artística. Nesse caso, essa relevância deve ser referenciada no artigo.
  • Lançamento oficial. O álbum deve ter sido lançado pelo artista ou sua gravadora, o que exclui bootlegs lançados por fãs.
  • Anúncio de venda do álbum. Esse anúncio deve ocorrer em grande redes de comércio, a nível nacional ou internacional.
  • Impacto na carreira de um artista.
  • Posições relevantes em paradas musicais. A parada musical em questão deve ter relevância nacional ou internacional. A citação da parada musical deve constar no artigo, sob forma de referência ou de ligação externa.
  • Álbum futuro. De forma geral, um álbum futuro só pode constar no projeto se já houver informações relevantes do período de gravação. Caso contrário, de forma geral o álbum não é aceito no projeto.

Composições[editar | editar código-fonte]

  • A associação da composição a um artista. De forma geral, o artista que lançou a composição deve atender os respectivos critérios de notoriedade, seja músico ou grupo musical.
  • Relevância da composição para a música. Uma composição pode não ser relevante por seu artista ou por um álbum que a contenha, mas por seu próprio sucesso, por seu impacto nacional ou internacional. Notar que o impacto não é necessariamente na área de música. Nesse caso, essa relevância deve ser referenciada no artigo.
  • Posições relevantes em paradas musicais. A parada musical em questão deve ter relevância nacional ou internacional. A citação da parada musical deve constar no artigo, sob forma de referência ou de ligação externa.
  • Impacto na carreira de um artista.

Redirecionamentos[editar | editar código-fonte]

No caso de artigos que não atendam os critérios, mas que estão diretamente relacionamentos a artigos que atendem, nada impede a criação de redirecionamentos. Por exemplo, a obra de um artista ou os integrantes de um grupo musical. Mesmo não sendo considerada notória, uma obra pode pertencer a um artista que o é, e o redirecionamento do título da obra para o artigo do artista é recomendado. Isso é mais comum no caso de integrantes de bandas notórias, mas a recíproca também pode ser verdadeira. Um músico notório pode ter tido diversas bandas de apoio em sua carreira, não necessariamente notórias.

Corpus de referências[editar | editar código-fonte]

Pontos em aberto[editar | editar código-fonte]

Abaixo são listados alguns pontos em aberto sobre esse tema de critérios de notoriedade de música, assuntos ainda não consensuais entre a comunidade.

Fusão x separação de registros fonográficos.

Mesmo que registros fonográficos atendam os critérios de notoriedade, há editores que preferem criar um artigo único sobre a obra de um artista (página anexa), desenvolvendo seções para cada obra lançada. Se por ventura a seção se torna grande o suficiente de modo a justificar um artigo próprio, então o artigo é criado e o conteúdo é movido para um local próprio. Os títulos das obras individuais são todos redirecionados para esse artigo único. Argumenta-se que as vantagens desse método incluem o desenvolvimento de qualquer composição do artista, já que o impacto da criação de um artigo de uma composição não tão importante de um artista é muito maior que o impacto de criação de uma seção de uma composição em uma página de sobre toda a obra do artista. Argumenta-se também uma maior integração entre as composições, pois se há interesse por uma composição de um artista, provavelmente haverá também por outras. É citado como desvantagem a situação de um grupo que tenha muitas composições, inchando a página anexa, e a situação de uma canção que está associada a diversos artistas. No segundo caso a página anexa sobre a obra do artista acaba contendo informações alheias a ele, como sobre regravações de uma canção por outros artistas.

Por outro lado, há editores que preferem separar das obras desde o início; mesmo que contida em um artigo mínimo, muito pequeno, a obra deve estar estar separada das outras. Argumenta-se que, desassociando a relação da canção com o artista que a lançou originalmente, pode-se tratar mais facilmente casos em que ela foi regravada por outros ou em que ela foi importante por outros aspectos senão a música.

Há também os que preferem a fusão parcial. Ao invés de se criar uma única página em anexo com toda a obra do artista, pode-se agrupar registros fonográficos menores em artigos de registros fonográficos maiores. Por exemplo, canções e compactos devem ser desenvolvidos como seções próprias nas páginas dos álbuns em que foram lançados originalmente. Entretanto, cada álbum possui um artigo próprio.