Usuário(a):Stephanoramos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Venancio Flores[editar | editar código-fonte]

Venâncio Flores, Presidente do Uruguai (1854-1855 and 1865-1868), Comandante em chefe do exército uruguaio (1865-1866) - Flores era conhecido como o último dos gaúchos. Ele participou das lutas pela independência de seu país contra o Brasil entre 1825-1828. Combateu o governo de Fructuoso Rivera (1836) e como um dos líderes do Partido Colorado lutou na guerra civil (1839-1851) contra os Blancos que eram liderados por Manuel Oribe. Foi escolhido como membro do triunvirato que governou o Uruguai a partir de 1853.

Com a morte dos dois outros membros no ano seguinte, ele assumiu o poder no pequeno país platino por curto período de tempo. Sua maneira autoritária de governar criou-lhe muitos problemas e uma lista de desafetos. Em 1855 foi forçado a deixar o poder. Em 1863 Flores faz um acordo com Buenos Aires e o império para angariar apoio logístico a revolta que pretende levantar contra o blanco Bernardo Prudencio Berro.

A intervenção militar brasileira na Guerra Grande levou a um conflito muito maior envolvendo os quatro países da região do Prata.

De volta ao poder, Flores voltou a perseguir seus opositores, impondo um governo contrário as liberdades civis. Comandou as forças de seu país na guerra contra o governo paraguaio até setembro de 1866. Retirou-se então do campo de batalha para administrar a situção política do seu país.

Em fevereiro de 1868 Berro comanda um levante das forças blancas contra o governo de Flores. Ele é assassinado, mas o golpe fracassa e Berro é morto. As bases para a hegemonia colorada estavam lançadas. O Partido Colorado dominaria a política uruguaia por quase um século.