Usuário:Teles/Encontro anual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O encontro anual dos Wikimedistas brasileiros é um evento organizado por editores com apoio financeiro da Wikimedia Foundation. Tem como objetivo discutir sobre os projetos em português, sua comunidade, suas regras, sua relação com os leitores e grande público, em busca de formas de melhorar a participação de editores e, consequentemente, a qualidade de artigos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Da esquerda para direita em pé: Asaf, Fábio Azevedo (lechat), Jurema, Jo Lorib, Helder, Lugusto, Rafael Pezzi, Luiza, Joice, Fábio Barros, Teles, Sturm, Argenton e Marcio. Da esquerda para direita abaixados: Jorge Maks, Moretti, Mazuco, Braz Leme, Raylton, Jonas, Vini, Everton e Patricio.

Em agosto de 2014, ocorreu um evento com a participação de wikimedistas de diferentes partes do Brasil e membros da Wikimedia Foundation. O evento foi considerado bem-sucedido no sentido de que permitiu o debate de problemas da Wikipédia e de atividades externas ligadas ao projeto. Ao final dele, foi levantada a ideia de criar um compromisso anual similar onde seria possível promover a discussão com editores regulares.

Este modelo pretende manter o evento anual como havia sido sugerido, mas de uma forma mais organizada e de modo que o tempo e dinheiro gasto pela fundação sejam melhor aproveitados.

O evento[editar | editar código-fonte]

O evento é planejado para ocorrer no segundo semestre de cada ano. Entretanto, seu planejamento é realizado de forma ininterrupta durante todo ano. Os coordenadores do evento são responsáveis por agir proativamente identificando potenciais participantes e atuando na promoção para que participantes não autopropostos possam se envolver.

Apresentações[editar | editar código-fonte]

O evento contará com apresentações relacionadas com universo da Wikimedia e conhecimento livre de forma ampla, de modo similar a como é feito no Wikimania, porém em menor escala. Os campos de apresentação são sugeridos como a seguir, mas não necessariamente devem se adequar a um deles.

  • Projetos da Wikimedia e mídias sociais. Imprensa, redes sociais, grande público: como melhorar a relação com nossos projetos?
  • Conteúdo técnico: ferramentas que ajudam a editar, desfazer vandalismo e interagir com editores.
  • Comunidade: regras, espaços de convivência, contato entre editores.
  • Atividades externas: Wikipédia na universidade, escolas, oficina. Conte sua experiência.

O envio de propostas de apresentações é aberto a todos e será anunciado cerca de 03 meses antes do evento nos locais de grande visibilidade, incluindo Esplanada e banners no topo das páginas dos projetos em português.

Além de receber propostas dos candidatos, os organizadores do evento são responsáveis por identificar editores que podem criar boas apresentações por sua participação no projeto, feito importante ou atividade externa e proativamente convidá-los a apresentar propostas. Estas serão avaliadas juntamente com as demais, seguindo os mesmos critérios.

Participando[editar | editar código-fonte]

Para participar do evento, é necessário submeter aos organizadores o planejamento da apresentação, contendo o tema, slides de apresentação sob uma licença livre, resumo da apresentação. As submissões melhor estruturadas, que tiverem maior ligação com os projetos da WMF e que forem mais relevantes para a melhoria dos projetos serão aceitas.

Organizadores[editar | editar código-fonte]