Usuário Discussão:Vapmachado/Logística 2008

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Início do projecto[editar código-fonte]

Este projecto foi iniciado a 15 de Janeiro de 2008, de modo a estar pronto para os alunos começarem a trabalhar a partir do primeiro dia de aulas do segundo semestre, a 25 de Fevereiro de 2008.

vapmachado msgs.cw 19h51min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Conclusão da página[editar código-fonte]

A página de apresentação do projecto, assim como a página de registo dos trabalhos dos alunos foram concluídas a 3 de Fevereiro de 2008, três semanas antes do início das aulas do segundo semestre, a 25 de Fevereiro de 2008.

vapmachado msgs.cw 03h10min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro Virgílio, lembrei-me de lhe indicar alguns critérios que podem ajudar a explicitar aos seus alunos o que se entende por "artigo de qualidade": aqui, além disso, o sistema de hetero avaliação do wikiconcurso poderá também ajudar a escalonar qualitativamente os trabalhos. Espero que tudo corra bem! Eduardo 09h22min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Administradora do projecto[editar código-fonte]

Muito me apraz dar a conhecer a todos que a wikipedista BelanidiaMsg (minha ex-tutora) confirma estar disponível para ser administradora deste projecto. É um excelente elemento para a nossa equipa de trabalho. É óptimo poder-se contar com uma ajuda regular, para além de quaisquer outras colaborações, todas sempre muito bem-vindas.

vapmachado msgs.cw 00h07min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Início das aulas[editar código-fonte]

As aulas começaram a 25 de Fevereiro p.p., conforme previsto. Alguns alunos já têm tutores(as) e/ou têm trabalhos em curso. Para além dos administradores da Wikipédia lusófona, Eduardo e BelanidiaMsg (administradora do Logística 2008), há mais wikipedistas a observarem este projecto.

vapmachado msgs.cw 00h07min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Às 18 horas da passada sexta-feira, 14 de Março, ultrapassou-se a data limite para conclusão do Trabalho 1. Foram efectuados 29 trabalhos por 27 alunos. Ainda antes de fazer a avaliação dos trabalhos, quero agradecer o interesse que os alunos demonstraram por este projecto e a determinação com que fizeram o melhor que lhes foi possível.

Uma palavra muito especial de agradecimento à administradora deste projecto, a wikipedista BelanidiaMsg, pela excelente colaboração, confirmando, uma vez mais, os seus méritos e ser digna de total confiança.

Para além de administradora, BelanidiaMsg também é tutora de 14 alunos. Outros oito alunos distribuem-se por mais seis tutores, cuja disponibilidade e ajuda muito se agradece.

Quero também agradecer à administradora, a todos os tutores, aos stewards, burocratas, administradores e leitores/editores da Wikipédia lusófona a gentileza de terem acarinhado este projecto e, serenamente,

  • dado as boas vindas a todos;
  • assumido a boa fé de todos;
  • tido muita paciência;
  • não os terem assustado;
  • não terem invocado preferências, convenções ou regras que não existem;
  • terem respeitado o papel e trabalho dos tutores;
  • terem sido pró-activos, em vez de reactivos;
  • sabido distinguir o que era edição nova, do que já estava publicado na Wikipédia;
  • corrigido, em vez de revertido;
  • explicado, nas páginas de discussão, o que acharam de errado;
  • aguardado o esclarecimento;
  • evitado castigos que dificultassem a conclusão dos trabalhos;
  • elogiado os que mereceram;
  • lembrado que todos estes jovens são um recurso muito precioso para a Wikipédia.

Mais uma vez, não me canso de repetir, bem-hajam.

vapmachado msgs.cw 23h54min de 17 de Março de 2008 (UTC)

Minha opinião sobre o projeto até agora é bastante positiva. Questões mínimas de discussão quanto a formatação ou qualquer desconhecimento sobre o projeto ao longo do caminho que possam ter surgido não se comparam ao que já foi produzido (gostei de ver as referências sendo adicionadas aos textos) e ao potencial que essa iniciativa traz à Wikipédia lusófona. Esse projeto pioneiro fornece casos de estudo interessantes para que a própria comunidade amadureça a fim de auxiliar melhor esse tipo de projeto no futuro, sejam os wikipedistas, as políticas, as documentações de ajuda, etc.. Após tantos agradecimentos, não poderia faltar um agradecimento também para o professor Virgílio pela iniciativa e pela dedicação. --Leonardo Stabile msg 06h34min de 18 de Março de 2008 (UTC)

Sem incidentes, dignos de registo, chegou-se às 18 horas de 4 de Abril, data limite para conclusão do Trabalho 2. Vinte e sete alunos realizaram 28 trabalhos, confirmando a determinação, dos alunos, em levar a bom termo as tarefas a que se propuseram, que aqui me cumpre reconhecer publicamente e agradecer.

A experiência da avaliação do Trabalho 1 levou a que, a 31 de Março, fosse pedido aos alunos que entregassem, em papel ou formato electrónico, cópias da capa interior, página dos direitos de autor e das páginas citadas nos seus trabalhos. A pesquisa dessas informações, pelo docente, torna a tarefa de avaliação muito morosa. Sem qualquer prazo, a entrega desses elementos passou, a partir do Trabalho 2, a constituir uma condição necessária para a avaliação dos trabalhos.

vapmachado msgs.cw 18h31min de 18 de Abril de 2008 (UTC)

A experiência adquirida no Trabalho 1 e 2, fez aumentar, significativamente, o empenho com que os alunos, em geral, se dedicaram ao Trabalho 3. Foi, assim, assumida a responsabilidade da criação de artigos novos na Wikipédia lusófona. Trata-se, na sua quase totalidade, de esboços, mas a expansão de muitos deles está prevista até às 18 horas de 6 de Junho p.f.

Um acompanhamento de maior proximidade, permitiu constatar que um número significativo de alunos atingiu plenamente os objectivos deste trabalho. Os alunos foram aconselhados a não ultrapassarem esses objectivos, uma vez que esse esforço será aplicado, com maior proveito, na fase de elaboração de artigos, a última do projecto.

vapmachado msgs.cw 18h54min de 18 de Abril de 2008 (UTC)

Fim do projecto[editar código-fonte]

Com a data limite para o lançamento das classificações finais já próxima (31 de Julho) o projecto foi concluído, após um longo período de avaliação dos trabalhos dos alunos. O resultado são 31 novos esboços, 86 novos artigos e o desenvolvimento de 15 esboços, já existentes, em artigos. Tudo feito por 25 alunos. Uma média de quatro artigos e 1,25 esboços por aluno.

A qualidade dos esboços e dos artigos é muito irregular. O artigo mais valorizado foi considerado cerca de 15 vezes melhor do que os artigos menores e de menor qualidade.

A possibilidade dos alunos elaborarem um número ilimitado de artigos e esboços, teve duas consequências adversas. A produção de um grande número de trabalhos de fraca qualidade e as melhores classificações finais a caberem a alunos que produziram mais trabalhos e não àqueles que editaram os artigos de melhor qualidade.

Para obviar estas situações, sugere-se que seja dada, aos alunos, a liberdade de explorarem a criação e subsequente desenvolvimento dos artigos que entenderem. No final, todavia, cada aluno deve apresentar um único artigo, para avaliação, como trabalho final.

Resta-me agradecer a alguns «companheiros de viajem» os momentos de boa disposição que me proporcionaram.

Como ficou dito: «Só na avaliação do trabalho dos alunos serei eu próprio a ter a última palavra.» Em relação a tudo o mais, cabe, agora, aos alunos, stewards, burocratas, administradores e leitores/editores da Wikipédia lusófona a gentileza de se pronunciarem.

vapmachado msgs.cw 09h47min de 25 de Julho de 2008 (UTC)