Validade preditiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em psicometria, a validade preditiva é a medida em que a pontuação obtida por uma pessoa em uma escala ou teste prevê pontuações em alguma medida de critério. [1] [2]

Por exemplo, a validade preditiva de um teste cognitivo para desempenho no trabalho é a correlação entre as pontuações no teste e, por exemplo, as avaliações de desempenho feitas pelo supervisor. Tal teste teria validade preditiva se a correlação observada fosse estatisticamente significativa.

Como em muitos aspectos da ciência social, a magnitude das correlações obtidas nos estudos de validade preditiva geralmente não é muito grande. [3] Uma validade preditiva típica para um teste de emprego pode obter uma correlação na vizinhança de r = 0,35. Valores mais altos são vistos ocasionalmente e valores mais baixos são muito comuns. No entanto, a utilidade (ou seja, o benefício obtido ao tomar decisões usando o teste) fornecida por um teste com uma correlação de 0,35 pode ser bastante substancial.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Cronbach, L.J., & Meehl, P.E. (1955). Construct validity for psychological tests. Psychological Bulletin, 52, 281-302.
  2. The Marketing Accountability Standards Board (MASB) endorses this definition as part of its ongoing Common Language in Marketing Project.
  3. «Where Predictive Validity May Fail To Make The Grade»