Valka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Valka
Igreja luterana de Valka
Igreja luterana de Valka
Igreja luterana de Valka
Bandeira oficial de Valka
Brasão oficial de Valka
Bandeira Brasão
Localização de Valka
Localização de Valka
País Letônia
Prefeito Unda Ozoliņa
Área  
  Total 14,36 km²
População  
  Cidade ((2016)[1]) 5.489
    Densidade   382,2/km²
Fuso horário EET - Hora da Europa Oriental (UTC+2)

Valka (pronúncia) é uma cidade no norte da Letónia, na fronteira com a Estónia.

Valka e a cidade estoniana de Valga são gêmeas, separadas pela fronteira entre os dois países mas usando o slogan "Uma Cidade, Dois Estados". A fronteira foi demarcada em 1920 por um júri internacional liderado pelo coronel britânico Stephen George Tallents. Com a expansão do Acordo de Schengen e a abolição da fronteira em 2007, foi anunciado que o transporte público estava estabelecido entre as duas cidades. Todos os pontos de passagem fronteiriços foram removidos e estradas foram abertas.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Walk (em alemão) foi citada pela primeira vez em 1286 e em 1419 foi a sede do Landtag da Confederação da Livônia. Os direitos da cidade foram garantidos pelo rei da Polónia István Báthory em 1584. No entanto, a cidade ganhou importância apenas no final do século XIX, quando Seminário Vidzeme estava funcionando na cidade.

Em 15 de novembro de 1918 a decisão de proclamar a independência da República da Letónia foi feita em Valka. A bandeira do país foi levantada pela primeira vez nesta cidade. Em 1 de julho de 1920 a cidade foi dividida entre os recém-criados estados letão e estoniano.

Educação[editar | editar código-fonte]

Existe uma escola primária e um ginásio em Valka. A Universidade da Letónia tem uma sucursal aqui. O Instituto da Letónia-Estónia também ofecere educação.

Pessoas notáveis de Valka[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]