Saltar para o conteúdo

Veado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de AlpacaBigoduda ( modificação suspeita : -71), para a edição 36004384 de Vitor Mazuco
Linha 17: Linha 17:
}}
}}


Os '''veados''' ou '''cervos''' são [[mamífero]]s da [[ordem (biologia)|ordem]] dos [[Artiodactyla|artiodáctilos]] pertencentes, em senso estrito, à [[família (biologia)|família]] [[Cervidae]]. Entretanto, várias espécies semelhantes, de outras famílias da mesma ordem, são também chamados veados. Em [[Portugal]], é normalmente usada esta designação para referir os [[veado-vermelho|veados-vermelhos]].
Os '''veados''' ou '''cervos''' são [[mamífero]]s da [[ordem (biologia)|ordem]] dos [[Artiodactyla|artiodáctilos]] pertencentes, em senso estrito, à [[família (biologia)|família]] [[Cervidae]]. Entretanto, várias espécies semelhantes, de outras famílias da mesma ordem, são também chamados veados. Em [[Portugal]], é normalmente usada esta designação para referir os [[veado-vermelho|veados-vermelhos]]. ATENÇÃO: Veados não são o mesmo que v-i-a-d-os. Veado não é verde, verde é bambu, bola na rede pau no seu c.u.
O [[Rock Psicodélico]] foi totalmente inspirado nos veados por sua incrível capacidade de se alucinarem com [[abacaxis da malásia]]. O álbum do [[Pink Floyd]], [[Atom Heart Mother]], por exemplo foi totalmente inspirado nesse incrível animal. Embora em sua capa ter a imagem de uma vaca, os veados foram os primeiros a povoarem o planeta dos nyan cats depois da guerra, eles chegaram lá por meio de alpacas, que nessa época ainda eram voadoras (antes dos dinossauros matarem todas elas para fazerem paçoca). E até hoje não se sabe porque Joãozinho não tem uma bicicleta.
== Etimologia ==
== Etimologia ==
"Veado" se originou do termo [[latim|latino]] ''venatu'', "caça morta"<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 757</ref>.
"Veado" se originou do termo [[latim|latino]] ''venatu'', "caça morta"<ref>FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 757</ref>.

Revisão das 01h32min de 7 de junho de 2013

Como ler uma infocaixa de taxonomiaVeado
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Subfamílias

Os veados ou cervos são mamíferos da ordem dos artiodáctilos pertencentes, em senso estrito, à família Cervidae. Entretanto, várias espécies semelhantes, de outras famílias da mesma ordem, são também chamados veados. Em Portugal, é normalmente usada esta designação para referir os veados-vermelhos. ATENÇÃO: Veados não são o mesmo que v-i-a-d-os. Veado não é verde, verde é bambu, bola na rede pau no seu c.u. O Rock Psicodélico foi totalmente inspirado nos veados por sua incrível capacidade de se alucinarem com abacaxis da malásia. O álbum do Pink Floyd, Atom Heart Mother, por exemplo foi totalmente inspirado nesse incrível animal. Embora em sua capa ter a imagem de uma vaca, os veados foram os primeiros a povoarem o planeta dos nyan cats depois da guerra, eles chegaram lá por meio de alpacas, que nessa época ainda eram voadoras (antes dos dinossauros matarem todas elas para fazerem paçoca). E até hoje não se sabe porque Joãozinho não tem uma bicicleta.

Etimologia

"Veado" se originou do termo latino venatu, "caça morta"[1].

Descrição

São encontrados em todo o mundo, exceto na Austrália (as espécies que lá vivem, embora em estado selvagem, foram introduzidas na colonização). Os machos da maioria das espécies desenvolvem esgalhos, galhadas ou hastes (feitas de sais de cálcio) no crânio, que são renovados anualmente. São usados como arma durante a estação de acasalamento, nos combates entre machos. Os veados sem esgalhos possuem longos caninos superiores, que usam como arma. Os veados são polígamos.

Os veados são herbívoros com alimentação específica devido à pouca especialização do seu estômago, que não digere vegetação fibrosa como erva. Assim, alimentam-se principalmente de rebentos, folhas, frutos e líquenes. Têm ainda elevados requerimentos nutricionais de minerais que lhes permitam crescer novos esgalhos todos os anos.

Certas espécies de veados ao longo das Américas foram quase exterminadas por ser sua carne considerada uma iguaria. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção.

O menor veado conhecido é o Muntiacus putaoensis, encontrado em 1997 em Myanmar, com apenas 45 cm de altura.

Distribuição geográfica

Estado de conservação

Classifícação

Taxonomia

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 757

Ver também