Saltar para o conteúdo

Venda da Luísa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 81.193.199.64 ( modificação suspeita : -21), para a edição 34557573 de Aleph Bot
Linha 4: Linha 4:


== Lenda ==
== Lenda ==
Relatam as pessoas mais idosas que a "Venda da Luísa" ficou com este nome derivado à existência de uma mercearia nesta localidade, que pertencia a uma senhora chamada Luísa. Quando as pessoas necessitavam de ir comprar alguma coisa, diziam que iam à "Venda da Luísa".Como tal, a aldeia ficou a chamar-se "Venda da Luísa"[http://eb1vendadaluisa.blogspot.pt/].
Relatam as pessoas mais idosas que a "Venda da Luísa" ficou com este nome derivado à existência de uma mercearia nesta localidade [canudo, pá, atão mais acima não tínhamos visto que as pessoas da terra se dedicavam "excusivamente" à agricultura?], que pertencia a uma senhora chamada Luísa. Quando as pessoas necessitavam de ir comprar alguma coisa, diziam que iam à "Venda da Luísa".Como tal, a aldeia ficou a chamar-se "Venda da Luísa"[http://eb1vendadaluisa.blogspot.pt/].


== Capela ==
== Capela ==

Revisão das 19h50min de 12 de novembro de 2013

Venda da Luísa é uma aldeia portuguesa, localizada na freguesia de Anobra e Sebal, concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra.

A aldeia Venda da Luísa situa-se a Este do mar e a Oeste de Coimbra.Antigamente, os habitantes da Venda da Luísa dedicavam-se exclusivamente à agricultura. Apenas em 1972 foi instalada a electricidade. Segundo os Censos de 2001, a população da Venda da Luísa situa-se nos 309 habitantes sendo que 180 destes pertence à freguesia da Anobra.

Lenda

Relatam as pessoas mais idosas que a "Venda da Luísa" ficou com este nome derivado à existência de uma mercearia nesta localidade [canudo, pá, atão mais acima não tínhamos visto que as pessoas da terra se dedicavam "excusivamente" à agricultura?], que pertencia a uma senhora chamada Luísa. Quando as pessoas necessitavam de ir comprar alguma coisa, diziam que iam à "Venda da Luísa".Como tal, a aldeia ficou a chamar-se "Venda da Luísa"[1].

Capela

A Capela da Venda da Luísa foi fundada em 1965. A construção desta pequena mas acolhedora capela deveu-se a algumas pessoas da aldeia que com as suas doações e também esforço físico, conseguiram-na tornar realidade.A Capela foi alvo de uma reconstrução no ano de 2000.

Associação Recreativa Cultural Desportiva Venda da Luísa

A ARCD Venda da Luísa foi construída em 1984 sendo inaugurada em 1985.

Festa em Honra da Nª Senhora da Conceição

Desde de 1967, se realiza no dia 15 de Agosto a Festa em Honra da Nª Senhora da Conceição. A parte religiosa da festa começa na noite do dia 14, com a "Missa Vespertina" na Capela e posteriormente, inicia-se a procissão das velas percorrendo as ruas da aldeia. Na tarde do dia 15 de Agosto,há a missa em Honra da Nª Senhora da Conceição e de seguida, os santos a sair à rua transportados pelo povo da aldeia. A festa em Honra da Nª Senhora da Conceição na Venda da Luísa é das mais acarinhadas pelos habitantes do concelho de Condeixa-a-Nova e isso comprova-se com a grande afluência dos jovens e adultos às noites no recinto da ARCD da Venda da Luísa.

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.