Vesícula biliar de porcelana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vesícula biliar de porcelana
Vesícula biliar de porcelana no raio-X
Classificação e recursos externos
CID-9 575.8

A vesícula biliar de porcelana é uma calcificação da vesícula biliar acreditada ser causada pelos cálculos biliares excessivos, embora a causa exata não esteja clara. Como na doença de cálculo biliar em geral, esta condição ocorre predominantemente em pacientes femininas de meia-idade com sobrepreso. É uma variante morfológica da colecistite crônica. A cicatrização inflamatória da parede, combinada à calcificação distrófica dentro da parede transforma a vesícula biliar em um vaso assemelhado à porcelana.

Associação com câncer[editar | editar código-fonte]

A vesícula biliar de porcelana é associada ao câncer da vesícula biliar, mas a natureza precisa da associação é incerta. Dois artigos de revisão examinaram a associação entre o câncer da vesícula biliar e a vesícula biliar calcificada. Um estudo relatou uma incidência câncer da vesícula biliar de cerca de 1% em pacientes com vesícula biliar calcificada.[carece de fontes?] Um outro estudo descobriu que das 69 vesículas biliares calcificadas, 3 delas continham câncer.[1] [2]

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Os sintomas podem incluir dor abdominal (especialmente após comer), icterícia, e vômito. O primeiro sintoma a aparecer é a icterícia seguida de uma dor no quadrante superior direito.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Radiografia abdominal (raio-X), ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento recomendado é a remoção cirúrgica da vesícula biliar, embora a colecistectomia laparoscópica seja contra-indicada no caso, pelo medo de semear as células de câncer em locais trochar.

Referências

  1. Towfigh S, McFadden DW, Cortina GR; et al. (2001). "Porcelain gallbladder is not associated with gallbladder carcinoma". The American surgeon [S.l.: s.n.] 67 (1): 7–10. PMID 11206901. 
  2. Stephen AE, Berger DL (2001). "Carcinoma in the porcelain gallbladder: a relationship revisited". Surgery [S.l.: s.n.] 129 (6): 699–703. doi:10.1067/msy.2001.113888. PMID 11391368. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • eMedicine.com — Vesícula biliar de porcelana por Ali Nawaz Khan e Margaret Aird