Visconde de Mauá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Irineu Evangelista de Sousa mais conhecido com Visconde de Mauá ou simplesmente Mauá nasceu em 28 de dezembro de 1813 no Município de Arroio Grande-RS.



Visconde de Mauá pode referir-se a:

  • Visconde de Mauá - Região localizada no alto da Serra da Mantiqueira literalmente na fronteira dos estados do RJ com MG.

A região de Visconde de Mauá é dividida em três vilas : Maromba , Maringá e Visconde de Mauá propriamente dito . Seu acesso principal é pela Rodovia Nova Dutra na saída 311 entre as cidades de Resende Itatiaia.

Uma vez saindo da Dutra, prossiga pela RJ 163 para subir a Serra da Mantiqueira até chegar na primeira vila , a vila de Visconde de Mauá , seguindo por mais 8 km , chega-se a a vila de Maringá e por fim (mais 3 Km) cehga-se a Vila da Maromba, considerada a vila das cachoeiras de Visconde de Mauá.

Jardim de uma pousada cortada pelo principal rio de Visconde de Mauá
Pousadas em Visconde de Mauá

A região de Visconde de Mauá é atualmente uma região turística com foco no turismo ecológico , em todas as vilas têm uma boa infra estrutura hoteleira e gastronômica , com central de informações de turismo , além de muitas cachoeiras, pousadas, restaurantes , lojas de artesanato, posto médico, delegacia, posto de gasolina, mercado, site de informações turísticas, igrejas e campo de futebol .

  • Visconde de Mauá - o barão Irineu Evangelista de Sousa, notório industrial na história do Brasil Imperial, que também possuía o título de visconde

Epônimos[editar | editar código-fonte]