Vox Populi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Vox Populi (desambiguação).

O Vox Populi é uma empresa brasileira especializada em pesquisas de opinião. A empresa foi fundada em fevereiro de 1984 e tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Está entre as dez maiores empresas especializadas em pesquisas do país e realiza pesquisas para clientes políticos, da mídia e privados. A empresa cobre, desde 1988, as eleições estaduais, municipais e presidenciais do país, tornando-se referência em pesquisas de opinião. Recentemente, filiou-se à revista Carta Capital e à emissora de televisão Bandeirantes para realizar pesquisas sobre temas sociais a serem divulgadas nesses veículos de comunicação.

A apenas 5 dias das eleições de 2010, um dirigente do instituto, Marcos Coimbra, afirmou em entrevista que Dilma Rousseff provavelmente venceria as eleições no primeiro turno.[1] Concordando com a estimativa de Coimbra, o jornalista Paulo Henrique Amorim comentou[2]:

No entanto, as apurações definiram o segundo turno, contrariando assim as previsões do sociólogo.[3] Apesar de o resultado da contagem ter-se invertido em relação à estimativa, a diferença ocorreu em magnitude inferior à margem de erro das pesquisas. Noutras palavras, perante os dados disponíveis naquela altura, avaliar como mais provável a resolução da disputa em primeiro turno era uma das interpretações cientificamente válidas.

Estudos posteriores demonstraram que eventos e mensagens de campanha nos dias que antecederam a votação foram capazes de provocar uma pequena, decisiva mudança nas intenções de voto e no comportamento eleitoral.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]