World Cube Association
World Cube Association (em português: Associação Mundial de Cubo Mágico), ou WCA, é uma organização sem fins lucrativos que regula as competições de cubo mágico e outros quebra-cabeça tridimensionais ao redor do mundo.[1][2] Fundada por Ron van Bruchem (Holanda) e Tyson Mao (Estados Unidos) em 2004, a organização foi responsável por mais de 12.700 competições, sendo 460 no Brasil e 20 em Portugal, até agosto de 2024.
Estrutura da WCA
[editar | editar código-fonte]A organização é composta por membros do conselho, equipes e comitês, e delegados. A presença de um delegado é necessária para oficializar uma competição.
Conselho de Administração da WCA[3][4]
[editar | editar código-fonte]O Conselho de Administração da WCA (ou simplesmente Conselho da WCA) é a equipe de liderança da WCA e a sua autoridade máxima. Os Diretores da WCA são Oficiais da WCA e também têm a função de Delegado Pleno. O Conselho da WCA é responsável pela organização da WCA como um todo. Eles discutem questões que afetam a WCA e aconselham os comitês. O Conselho da WCA supervisiona que as candidaturas para a realização de Competições da WCA cumpram condições justas para garantir a igualdade em todo o mundo e, finalmente, aprova e anuncia as competições em conformidade. Após as competições, eles leem relatórios dos delegados da WCA sobre as competições para se manterem atualizados sobre as atividades da WCA em todo o mundo e participam da discussão de quaisquer incidentes que ocorram. O Conselho também é responsável por ajudar a WCA a cumprir a sua missão de “mais competições em mais países, com mais pessoas e mais diversão, em condições justas e iguais”.
Equipes e Comitês da WCA[5]
[editar | editar código-fonte]As equipes e comitês da WCA são formados por membros da comunidade WCA, incluindo delegados e competidores. Estes grupos são formatos por membros da comunidade da WCA, incluindo Delegados e competidores. Cada comitê/equipe tem um líder, cujo papel é garantir o bom funcionamento da equipe e direcionar os demais membros.
Esses comitês e equipes são responsáveis por administrar e promover competições de cubo mágico ao redor do mundo, garantir a integridade e a ética da instituição, gerenciar finanças e assegurar uma comunicação eficaz com a comunidade. Ao todo, são 13 equipes e comitês sendo elas:
- Comitê de Apelações da WCA
- Equipe de Comunicação da WCA
- Equipe de Anúncios da Competição WCA
- Equipe de Assistentes Executivos da WCA
- Comitê Financeiro da WCA
- Comitê de Integridade da WCA
- Equipe de Marketing da WCA
- Comitê de Garantia de Qualidade da WCA
- Comitê de Regulamentos da WCA
- Equipe de Resultados WCA
- Equipe de Software WCA
- Equipe de Arquivo WCA
Delegados da WCA[6]
[editar | editar código-fonte]A principal tarefa de um Delegado é supervisionar as competições em nome da WCA. Ele é responsável por garantir que todas as competições da WCA aconteçam de acordo com as diretrizes da organização. Eles são diferenciados entre Delegados Sênior, Delegados Regionais, Delegados Junior e Delegados Trainee.
Delegados Trainee, em fase de treinamento, só podem supervisionar competições na presença de um Delegado experiente. Delegados Junior já podem organizar competições e durante mas precisam demonstrar competência na condução de competições antes de serem considerados Delegados. Além das tarefas de um Delegado, um Delegado Sênior ou um Delegado Regional é responsável por gerenciar os Delegados em sua área e também pode ser contatado pela comunidade para assuntos pertinentes à região.
Referências
- ↑ «Quem somos nós, WCA»
- ↑ g1.globo.com/
- ↑ «Artigo em Inglês da WCA»
- ↑ «Oficiais e Conselho da WCA». WCA
- ↑ «Equipas, Comités e Conselhos da WCA | World Cube Association». www.worldcubeassociation.org. Consultado em 10 de setembro de 2024
- ↑ «Delegados da WCA | World Cube Association». www.worldcubeassociation.org. Consultado em 10 de setembro de 2024