Saltar para o conteúdo

Cache web: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:




== {{Speedr}} ==
{{Speedr}}


O [http://www.speedr.com.br Speedr] é uma plataforma de alta performance para cacheamento e distribuição local de conteúdo para empresas, escolas e cyber cafés para acelerar e melhorar a experência dos usuários.
O [http://www.speedr.com.br Speedr] é uma plataforma de alta performance para cacheamento e distribuição local de conteúdo para empresas, escolas e cyber cafés para acelerar e melhorar a experência dos usuários.

Revisão das 02h34min de 1 de fevereiro de 2013

Web cache é um armazenamento temporário no disco rígido de páginas web, imagens e outros documentos e ficheiros utilizando técnicas de cache para reduzir o uso largura de banda disponível, aumentar a velocidade do acesso, entre outras vantagens.

Baseado nesse conceito, os navegadores, ao acessarem um site, guardam uma cópia dos arquivos usados pelo mesmo no disco rígido; ela pode ser usada na montagem da página ao invés de trafegar todo o arquivo original pela Internet inteira até o seu computador novamente.

Por isso é importante limpar o cache de tempos em tempos, já que as páginas vão ficando poluídas e desatualizadas no cache.

Predefinição:Como funciona?

Através da classificação do tráfego de objetos com diversos plugins como: atualizações de softwares, google maps, RapidShare, Megaupload, Google Street View, fotos do Orkut e Facebook, vídeos FLV de sites como Youtube, Globo.com, Megavideo, etc..., o Web Cache armazena os objetos mesmo que estejam hospedados em diversos domínios como é praticado hoje por diversos sites na Web 2.0 (ex. l2.cache.youtube.com, l3.cache.youtube.com).

O software se utiliza do HD escolhido na instalação do produto para armazenar o sistema operacional e os demais HDs instalados podem ser formatados e atachados através da interface web para armazenamento de objetos.

Hoje, muitos softwares se atualizam automaticamente (Windows, distribuições Linux, Anti-Vírus, Adobe Flash, Browsers etc.). Essas atualizações geram parte expressiva do tráfego dentro da infra-estrutura de um provedor. O Speedr possibilita a marcação de pacotes por DSCP/TOS, tanto os cacheados quanto os não-cacheados. Isso permite que o cliente receba com velocidade máxima as atualizações ou tráfego autômato já cacheado, e permite também que o provedor controle o download destes objetos, permitindo por exemplo que grande parte desse tráfego seja transferida para o período entre meia noite e 6 da manhã, dando prioridade para o trafego nobre (basicamente navegação, onde o cliente precisa ter a melhor experiência), e deixando o tráfego gerado por software com prioridade menor, visto que a lentidão nestes serviços não afeta a navegação/experiência do usuário. [1]


Predefinição:Speedr

O Speedr é uma plataforma de alta performance para cacheamento e distribuição local de conteúdo para empresas, escolas e cyber cafés para acelerar e melhorar a experência dos usuários.

O Speedr também pode ser utilizado por provedores de internet para acomodar a expansão da demanda por conteúdos online.

ALGUMAS FUNCIONALIDADES:

  • Instalação em 5 min
  • Plugins para CDNs
  • Engine multi threaded
  • TOS/DSCP por plugin
  • Cacheia e Acelera
  • Preview de Objetos
  • Relatórios em Tempo Real
  • Painel Administrativo Web

[2]

Ver também

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.