Whisker Monocristalino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em Materiais, um Whisker monocristalino é um filamento de material estruturado como um cristal único e sem defeitos. Alguns materiais típicos para whiskers são grafite, alumina, ferro, carboneto de silício e silício. Os whiskers de cristal único desses (e de alguns outros) materiais são conhecidos por apresentar resistência à tração muito alta (da ordem de 10 a 20 GPa). Whiskers são usados ​​em alguns compósitos, mas a fabricação em larga escala de whiskers sem defeitos é muito difícil.

Antes da descoberta dos nanotubos de carbono, os whiskers de cristal único tinham a maior resistência à tração de todos os materiais conhecidos e eram apresentados regularmente na ficção científica como materiais para a fabricação de elevadores espaciais, arcologias e outras grandes estruturas. Apesar de mostrar grande promessa para uma variedade de aplicativos, seu uso foi prejudicado por preocupações com os efeitos na saúde quando inalados.

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Whisker (metallurgy) - estruturas metálicas auto-organizadas em forma de bigode que causam problemas com a eletrônica.
  • Laser-heated pedestal growth

Referências[editar | editar código-fonte]

  • "Mechanical and Physical Properties of Whiskers", CRC Handbook of Chemistry and Physics, 55th edition.