Wikipédia:Artigos bons/arquivo/B of the Bang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

B of the Bang foi uma escultura de Thomas Heatherwick que se situava ao lado do City of Manchester Stadium na cidade de Manchester, Inglaterra. Comissionada para marcar os Jogos da Commonwealth de 2002, a escultura tornou-se uma das estruturas mais altas de Manchester, além da escultura mais alta do Reino Unido, até a conclusão de Aspire, em 2008. B of the Bang era mais alta e inclinava-se para um ângulo maior do que a Torre de Pisa e seu nome foi inspirado numa citação do corredor britânico Linford Christie, na qual dizia que ele começava suas corridas não apenas no bang da pistola de partida, mas no "B" do bang.

A escultura foi encomendada em 2003, mas a construção se excedeu e a inauguração oficial foi adiada até 12 de janeiro de 2005. Seis dias antes da inauguração, ela sofreu o primeiro de três problemas estruturais visíveis à medida que a ponta de um dos espinhos se separou da estrutura e caiu no chão. Uma ação judicial deu-se início um ano depois, resultando em uma liquidação extrajudicial totalizada em 1,7 milhão de libras.

Em fevereiro de 2009, o Conselho da Cidade de Manchester anunciou que a escultura seria desmontada e colocada em um armazém. Apesar da promessa de armazenamento e uma suposta remontagem, o núcleo e as pernas da escultura foram cortadas durante a remoção. O núcleo foi vendido como sucata em julho de 2012, enquanto os 180 espinhos permanecem em armazenamento. (leia mais...)