Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Políptico do Convento do Paraíso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reconstituição do Políptico do Convento do Paraíso de Gregório Lopes e outros, proveniente do Convento do Paraíso e actualmente no MNAA0.
Reconstituição do Políptico do Convento do Paraíso de Gregório Lopes e outros, proveniente do Convento do Paraíso e actualmente no MNAA0.

O Políptico do Convento do Paraíso é um políptico de doze pinturas a óleo sobre madeira de 1527, tratando-se provavelmente de obra colectiva com participação proeminente do artista português do Renascimento Gregório Lopes (1490-1550), e que decorou inicialmente o altar-mor do extinto Convento do Paraíso, em Lisboa, estando actualmente no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa.

Os doze painéis conhecidos que compunham o Políptico do Convento do Paraíso são o Casamento da Virgem, a Anunciação, a Visitação, a Natividade, a Adoração dos Reis Magos, a Fuga para o Egipto, a Apresentação do Menino no Templo, e a Morte da Virgem. e ainda as quatro predelas representando Santa Luzia e Santa Ágata, Santa Margarida e Santa Maria Madalena, Santa Apolónia e Santa Inês e Santa Catarina e Santa Bárbara.

Segundo o historiador Manuel J.C. Branco, no Políptico do Convento do Paraíso, provável trabalho de oficina, evidencia-se um mestre já adestrado na lição do Renascimento e onde há a salientar um paisagismo generoso de "sfumatos" delicadíssimos além de um gracioso detalhe de tecidos e atmosferas cálidas. (leia mais...)