Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Furacão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Furacão Ivan visto da Estação Espacial Internacional, setembro de 2004. Fotografia da NASA feita por Edward Fincke.

Em meteorologia, um furacão (ou tempestade tropical, ou ciclone tropical, ou tornado) é um tipo de sistema de baixa-pressão que geralmente se forma nas regiões trópicas. Enquanto alguns, em áreas povoadas, são considerados como furacões altamente destrutivos, nos trópicos são uma parte importante do sistema de circulação atmosférico que move calor da região equatorial para as latitudes mais altas.

O vocábulo furacão tem origem no nome do deus Huracan, na maioria das línguas faladas na península do Iucatã na América Central, principalmente pelos Maias. Segundo a mitologia Maia o deus Huracan se incumbia da constante tarefa de destruir e reconstruir a natureza e, possivelmente por esta razão, foi associado às tormentas e tempestades. Os conquistadores espanhóis cooptaram a palavra para designar grandes tempestades e assim a transmitiram para outros idiomas.

Estruturalmente, um furacão é uma grande área giratória de nuvens e atividades de tempestade. A fonte de energia primária de um furacão é o lançamento de calor pela condensação de vapor de água que condensa a altitudes elevadas. Por causa disto, um furacão pode ser considerado como uma máquina de calor vertical gigante.