Wikipédia:Café das humanas/Arquivo/2007

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gentílico das Ilhas Fiji[editar código-fonte]

Alguém sabe qual é o gentílico das Ilhas Fiji em português e se é o mesmo em Portugal e no Brasil? Será o mesmo que o nome da língua? Será fijano(a) nos dois países? Procurei na net e em dicionários mas não encontrei. Neko nyaa? 14:48, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Encontrei uma fonte com fijiano(a). Neko nyaa? 15:01, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Faltou incluir Filosofia.

Metodologia Ciêntifica.[editar código-fonte]

...Sinto que essa forma de pensamento é mais complexa do que eu mesmo imaginava, texto a negritoÉ o sempre perguntar e tentar concluir a sua própria duvida de forma ciêntifica e dedutiva em relação as sua hipotese. Sem alterar o universo no qual vivemos, e isso é muito perplexo.

História de Portugal e Espanha[editar código-fonte]

Vou levantar uma questão, que talvez não agrade a todos e sobre certos disparates da historia da península Ibéria.

Portugal nunca brigou com galegos pela independência apesar de certos autores falarem sobre influencias nefasta de galegos sobre Teresa de Portugal, na verdade a briga de Afonso muito provavelmente seja pelo fato de seu pai Henrique apesar de ser filho de um duque foi relegado em detrimento de Raimundo que pertencia a uma família rival dos capetos, Roberto, o velho; avo de Henrique conde de Portugal, era filho de Henrique da França.

Dos casamentos efetuados pelas filhas de Afonso VI de Castela; Urraca casou com Raimundo, e depois da morte do seu irmão mais velho passa a ser a herdeira do trono, enquanto Teresa casa-se com Henrique. Para os pretensiosos capetos, representados por Henrique, essa era uma afronta alem de casado com uma bastarda seriam obrigados a curvare-se perante um “inimigo”.

Seu filho nada mais fez do que os capetos estavam acostumados a fazer tentara de tudo par se livra da influencia e tornarem-se os senhores da região, e precisavam de um bode expiatório quem mais se prestaria a isso do que a Galiza que não tinha autonomia alguma na época pertencia ao reino de Leão e Castela.

Obs: a historia de interferência da França na pensisula ibérica remonta a uma briga de poder entre dois povos germânicos pelos destroços de Roma os Francos e Godos, muitas das famílias que foram relegadas ao esquecimento pela historia oficial, que diga de passagem e mais francesa do que peninsular, na verdade eram de origem goda ou galega os próprio borgonhas eram de uma região de influencia ostrogotica. Jair de Castro 20:52, 7 Abril 2007 (UTC)

Poderiam me confirmar se gestalt e psicologia gestalt são a mesma coisa? O primeiro dá a entender que não são... ainda há um terceiro artigo, psicologia da forma, que deveria ser fundido com os outros dois (se forem iguais). Mateus Hidalgo diga! 19:30, 12 Abril 2007 (UTC)

Creio que por agora os três artigos podem ser fundidos e reciclados (em algum futuro até poderíamos separar um artigo para "gestalt" - em sua dimensão histórica e estética - e outro para a "psicologia da forma" - como disciplina específica e contemporânea).--g a f msg 01:30, 2 Maio 2007 (UTC)

Olá, queria saber se alguém se dispõe à ajudar com o artigo Economia do Brasil e também com o artigo da Wikipédia Anglófona Economy of Brazil, os artigos estão péssimos e precisam ser expandidos. Obrigado. JoãoFelipe hein? 19:31, 3 Maio 2007 (UTC)

porfavor eu gostaria de saber o significa texto anatomico.

Obs:texto anatomico é texto sobre anatomia Janete Pereira

Proclamação da República no Brasil[editar código-fonte]

Afinal, onde estava D. Pedro II, em Paris na inauguração da torre Eiffel ou em Petrópolis e desceu até a praia de Mauá para pegar um vapor até a praça XV com o intuíto de sufocar o movimento?

Alguém já ouviu falar em Bodeguim Elafiano? Um ser da mitologia indígena metade bode, metade viado? Creio se tratar de uma brincadeira sobretudo depois de ler como a história mudou completamente ao longo das edições. Obrigado, Lechatjaune msg 03:25, 15 Maio 2007 (UTC)

Valorização da língua portuguesa.[editar código-fonte]

      1- Origem das línguas.
      2- História da língua portuguesa.
      3- Evolução da língua portuguesa.
      4- Palavras esquecidas.
      5- Valorização da língua portuguesa.

Literatura Sul-mato-grossense[editar código-fonte]

Pretende-se um percurso pela literatura de Mato Grosso do Sul. Partindo do o livro "Quatro expoentes da literatura sul-mato-grossense", da escritora Edna Menezes, o qual destaca os escritores Visconde de Taunay, Lobivar Matos, Manoel de Barros e Raquel Naveira. posteriormente buscar-se-´s novos escritores do estado.

1- Panorama geral da literatura sul-mato-grossense 2- O livro Quatro expoentes como um todo 3- Os quatro autores: Lobivar Mattos, Manoel de Barros, Raquel Naveira, (leitura e análise de poemas) Visconde de Taunay (trechos do filme) 4- Analise de textos 5- Novos autores

Onde estão os lingüistas?[editar código-fonte]

Sou lingüista e professora de Lingüística, e quero contribuir para a Wikipédia. Tenho encontrado alguns problemas nos artigos de minha área, mas sou novata aqui e não quero desrespeitar o trabalho de ninguém. Mas me pareceu que os artigos sobre Lingüística que eu li foram escritos por pessoas de fora da área, não tenho certeza. Vi que não há portal sobre Lingüística, ou, pior, que houve e foi eliminado várias vezes, o que me parece indício de que há um problema qualquer, talvez polêmicas quentes. E, como diz o Martinho da Vila, o melhor é "pisar nesse chão devagarinho". Procurei nas páginas de colaboradores listados sob Letras e Línguas, mas, embora um ou dois tenham indicado Lingüística entre os seus interesses, isso não ficava muito claro nas contribuições dos mesmos. De modo que peço ajuda: esclarecimentos sobre o que levou à eliminação do portal de Lingüística; e se há algum grupo tentando fazer um projeto integrado nessa área. Zinda Vasconcellos 17h01min de 20 de Novembro de 2007 (UTC)

Acho que esse é um desses User:Egidiofcrautopia (discussão) 18h23min de 19 de Dezembro de 2007 (UTC)