Wikipédia:CheckUser/Candidaturas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Candidaturas a verificador são pedidos feitos para que a um usuário seja atribuído o estatuto de CheckUser. Estes pedidos ocorrem via votação.

Regras[editar código-fonte]

  • Os usuários interessados em obter o estatuto de CheckUser (verificador de contas) deverão ter, pelo menos, 18 anos de idade, estar explicitamente acima da idade a partir da qual podem atuar sem o consentimento paternal na área de jurisdição da sua residência e concordar com a política de acesso a dados pessoais não públicos, de maneira a que possam ser qualificáveis para utilizar a ferramenta.
  • Os usuários devem ser escolhidos por votação.
  • O número de verificadores de contas não é limitado, porém, espera-se bom senso da comunidade para não dar a muitos usuários o acesso a informações privadas.
  • Somente administradores podem obter o estatuto de verificador de contas.
  • A perda do estatuto de administrador implica a perda imediata e automática do estatuto de verificador de contas.
  • O período de atuação dos verificadores de contas está limitado a 2 (dois) anos.[1]
  • Não há limite de renovações de mandato.
  • Os usuários interessados em obter o acesso podem criar a página com o pedido de aprovação para si próprios ou ser indicados por terceiros.

Critérios da votação[editar código-fonte]

  • Poderão participar da votação todos os usuários com direito ao voto.
  • Cada usuário da Wikipédia poderá votar, a favor ou contra, em tantos candidatos quanto existirem, podendo mudar e/ou remover seu(s) voto(s) dentro do prazo de votação.
  • Serão aprovados os usuários que obtiverem pelo menos 25 votos a favor, com um número de votos favoráveis maior que 75% do total.
  • Os votos têm que conter o dia e hora. Portanto, os votantes devem assinar usando ~~~~.
  • O período de votação não deverá ser inferior a 7, nem superior a 30 dias. No entanto, caso seja atingido o número mínimo de 25 votos favoráveis e uma taxa de aprovação de 75% após o cumprimento do prazo mínimo, a votação poderá ser encerrada imediatamente, de acordo com a política global, sem a necessidade de cumprir todo o prazo restante.[2]
  • A divulgação deverá ser realizada nos seguintes locais: Predefinição:MRNomeações, MediaWiki:Watchlist-details e MediaWiki:Recentchangestext. Também deverão ser notificados diretamente sobre a votação, via MassMessage, os usuários com privilégio de autorrevisor (autorrevisores, eliminadores e administradores).[2]

Validação de votos[editar código-fonte]

Os burocratas poderão anular votos quando houver fortes indícios ou evidências de meatpuppetry e/ou participação de contas dormentes com o objetivo de influenciar o resultado final da votação.[3] Caso um usuário receba o estatuto de verificador de contas por intervenção decisiva de sockpuppets ou meatpuppets, o acesso poderá ser imediatamente revogado uma vez que se constate esta influência.[3]

Abrir novo pedido de checkuser[editar código-fonte]

Caso cumpra os requisitos necessários e pretenda obter essa permissão, digite seu nome de usuário na seguinte caixa de diálogo:


Notas

  1. Conforme consenso obtido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Fim do mandato para verificadores (27jan2020)
  2. a b Regras acerca do prazo e dos meios de divulgação da votação aprovadas em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Adendo em item dos critérios para eleição de novos supervisores e verificadores (22abr2016).
  3. a b Cláusula para anulação da influência de meatpuppets e contas dormentes implementada em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Remover prescrição para socks (22mar2015).

Votações para verificador[editar código-fonte]

Nenhum, de momento