Wikipédia:Comunicado de 5 de julho de 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Caro leitor,

Dia 5 de julho de 2018, o Plenário do Parlamento Europeu votará a continuidade de uma proposta de diretiva de direitos de autor que, se aprovada, prejudicará significativamente a Internet aberta como a conhecemos.

A diretiva, em vez de atualizar as leis de direito do autor na Europa e promover a participação de todos os cidadão na sociedade da informação, ameaça a liberdade online e cria obstáculos para acessar a Web, impondo novas barreiras, filtros e restrições. Se a proposta for aprovada na sua forma atual, poderá ser impossível partilhar um artigo de notícias em redes sociais, ou encontrá-la através de um motor de busca; a própria Wikipédia poderá estar em risco.

À proposta já se opuseram firmemente mais de 70 cientistas informáticos, entre os quais o criador da Web, Tim Berners-Lee (ver fonte), 169 académicos (ver fonte), 145 organizações de direitos humanos, liberdade de imprensa, investigação científica e indústria tecnológica (ver fonte), e a Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que promove, entre outras, esta enciclopédia livre (ver aqui).

Por essas razões, a comunidade da Wikipédia Lusófona decidiu por ocultar todas as páginas da enciclopédia. Queremos continuar a oferecer uma enciclopédia livre, aberta, colaborativa e com conteúdo verificável. Pedimos a todos os membros do Parlamento Europeu que votem contra o texto atual, reabram a discussão e reconsiderem as numerosas propostas de associações Wikimedia, começando pela eliminação dos artigos 11 e 13, assim como a extensão da liberdade de panorama a toda a UE e a proteção do domínio público.

https://meta.wikimedia.org/wiki/SaveYourInternet

Os editores da Wikipédia