Wikipédia:Outreach Dashboard/Faculdade Cásper Líbero/Projeto Wikipédia da Cásper Líbero Sociologia 2015

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dashboard

Nome do programa
Projeto Wikipédia da Cásper Líbero Sociologia 2015
Organização
Faculdade Cásper Líbero
Instrutor
[[User:Joalpe|]]
Assunto
Datas do programa
2015-03-05 11:00:00 UTC – 2015-06-30 17:00:00 UTC
Número estimado de editores participantes
0

Esta disciplina apresenta variadas problemáticas e perspectivas sobre o indivíduo em sociedade. A proposta é introduzir tais problemáticas e perspectivas a partir de uma leitura clássica de base e, a partir daí, transpor a discussão para visões contemporâneas. Além da preocupação conceitual (e a sistemática apresentação de temas correlatos aos eixos temáticos principais) e metodológica, há na disciplina a preocupação de trazer elementos que, por um lado, diagnostiquem problemas das sociedades contemporâneas, em particular a brasileira, e, por outro lado, sirvam de base para alternativas a esses problemas, que sejam desejáveis, viáveis e atingíveis. O plano de aula do primeiro semestre está disponível aqui.

O Projeto Wikipédia da Cásper Líbero, realizado na disciplina de Sociologia do curso de Relações Públicas, em 2015, desenvolve-se em uma sequência de atividades relacionadas à enciclopédia eletrônica e a seus projetos irmãos e se tornou a principal avaliação da disciplina para os estudantes do primeiro ano de Relações Públicas (noturno). A proposta constroi-se em parceria com as comunidades Wikimedia e a organização não governamental Ashoka. Há três objetivos principais do Projeto Wikipédia:

Em primeiro, pretende-se estimular estudantes a se apropriarem e tomarem gosto pela Wikipédia e outras plataformas e comunidades da Wikimedia. Por um lado, isso é visto como uma experiência "concreta" daquilo que discutimos em "abstrato" durante a aula, a saber: as dificuldades objetivas de organizar comunidades baseadas na cooperação entre seus membros e o diagnóstico de que tais comunidades são improváveis e, quando ocorrem, instáveis; teorias que fazem uma defesa da eficiência e justiça da produção econômica e de arranjos institucionais cooperativos, especialmente as de Erik Olin Wright e Yochai Benkler. Por outro lado, isso atende a uma convocação da Comunidade Wikimedia de que projetos educacionais podem ser um vetor importante para a ampliação e qualificação dos projetos Wikimedia. Um desafio nesse sentido é tentar garantir que a experiência dos estudantes, muitas vezes a primeira experiência com espaços colaborativos de produção, seja positiva, isto é, por mais que não não sejam editores experientes e membros até agora ativos da comunidade sejam bem recebidos e suas contribuições efetivamente levadas a sério.

O segundo objetivo é a ideia de que a colaboração com a Wikipédia e outras plataformas wiki é uma forma de sanar uma deficiência dos métodos convencionais de avaliação de empenho e desempenho acadêmicos, a falta de impacto. Estudantes geralmente põem horas e horas de reflexão e trabalho para a realização de provas ou relatórios, cujo resultado é apenas lido pelo docente ou um ou outro colega. O esforço do discente é desproporcional ao impacto que seu trabalho tem e uma das formas de sanar isso é fazendo com que o próprio método de avaliação seja mais visível. Um desafio aqui é controlar que, de fato, os estudantes estão fazendo aquilo que é pedido e ainda se mantenham estimulados a seguir contribuindo.

Por fim, o Projeto Wikipédia da Cásper Líbero (RP/2015) tem um objetivo específico, que é contribuir com o material disponível na enciclopédia sobre empreendedorismo social no Brasil. Para isso, desenvolve-se uma parceria com a organização não governamental Ashoka, que seleciona e financia projetos sociais de transformação no mundo todo. Há duas principais justificativas para fazer esse recorte: (1) a seleção de empreendedores sociais financiados pela Ashoka (fellows) é extremamente rigorosa e isso foi visto como uma garantia que se está de fato contribuindo com iniciativas sérias; e (2) a Ashoka e a Comunidade Wikimedia desenvolveram uma relação próxima, sendo o próprio Jimmy Wales, um dos criadores da Wikipédia, um antigo fellow da Ashoka.

Participante Tarefa Revisão
Laesparta
Mpsantin
Gioaraa
Gabriela Jubram Doná
Vitoria B Assis
Laryssa Azevedo
Thaís Bonanno Sá
Silmara Caetite
Thuany Assis Cavalli
Amandamh41
Feephe
Bee gomes
Renatargn
Laviniasousa
Bruna Pelegrini
Gabrielle Godoy Santos
Matheuscbm
Gabriel Goldenstein
Karina Shiba
Ana Laura Pacífico
Bia fobia
Vito D'Agostino
Luizcyriaco
Paulo De Sá Machado
Kaique Cordeiro
Fabiana Lee
Luana Gavazzi
Criogata
Isabela Fernandes Silva
Raphabasile
Caritelena
Mabscoito
Vini.Costa
Baperrupato
Nararodrig
Giovanna Cassia
Gi Antonelli
NicoleMaier96
Joy Ferreira
Vic Muniz
Amanda Brochini
RamonABarreto
RahTB
Fernanda Intelizano
Ingrid Nielsen
Vferrarinascimento
Giovanna Medeiros
Gabriela Nardy Silva
Vivian M Lima
Anacoliveira
Giovanna Mattos
Gabiakaki
Prinevese
Giovana Araujo Martins
Caio F Souza
Luciana R Araujo
Nathália Buzetto
LucyGmarques
Nat zulzke
Renata Vital da Silva
Victoriavilela
Helobap
Maria Vitória Vidal
Maamorato
Lais Harumi Shinotsuka
Caroline Machado Gaspar
Matheus B Rocca
Tayná Ferreira Lima
Maavalle
Mariana salem
Vitoria.maroni
Maiaraalcarde
DiegoMCarvalho
Bialapastina
Gabriel nigro de aquino
Giovannagilio
GiovannaCarvalho7
Natália do Amaral Gerletti
Kevin Taba
Kateloeb
Gabriela Lanna
Vinícius Polizelo
Arthurit
Brunaleinmuller
Gabriela Aguiar Rossi
Laurarufino
Bárbara Figueiredo Silva
Isabella Esposito Teixeira
Isabelagrunwald
Gabrielfmelo
Lucas Adorno
Leoflaiban
Gabriel Ferro de Souza
Dudaraujo.ar
Larissinhast
Lucasfitti
Marina Breanza
JulianaYang
Analuisanm150397
Matheus Chaubet Cordeiro
Lmello2
Thais queiroz
Karoline.dh
Camilasalomaom
LuizaPeres