Wikipédia:Programa de Educação/Sobre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Início
Embaixadores
Recursos
Ajuda
Contato
Sobre

Sobre


Como funciona

No programa de educação Wikipedia no Ensino, os educadores pedem aos seus alunos para editarem a Wikipédia como uma tarefa. Os editores voluntários apoiam os educadores na concepção de uma tarefa que se encaixa no projeto Wikipedia além de ajudar os estudantes editores a aprenderem o funcionamento do projeto e como contribuir.


O objetivo do programa de educação Wikipédia no Ensino é envolver alunos e professores de diversas disciplinas para melhorar o conteúdo da Wikipédia ao mesmo tempo em que aprendem sobre sua área de competência, como a informação é criada e como pesquisar e escrever artigos educacionais para uma enciclopédia. O programa Wikipédia no Ensino leva o projeto Wikipédia para a sala de aula em vez de mantê-la fora dela. Ao longo dos últimos anos, milhares de estudantes acrescentaram milhares de páginas de conteúdo à Wikipédia através desse tipo de programa.

Pesquisa da Wikipédia em inglês

Durante o verão de 2012, a Wikipédia em inglês completou um projeto para determinar quais os fatores que tornam um curso mais bem sucedido.


Havia material para pesquisa originado de mais de 150 aulas naquele momento e partir deles foi possível descobrir padrões entre os cursos de maior sucesso para adequar a futura seleção do professor em torno de cursos que seriam os mais bem sucedidos. Veja as páginas da pesquisa para obter mais informações (conteúdo em inglês).

Por que?


Por que participar?

Por que os educadores levariam a Wikipédia para a sala de aula enquanto um monte de gente na academia ainda questionam sua confiabilidade? Afinal de contas, é a enciclopédia qualquer um pode editar, qualquer pessoa.

O fato é que, se os educadores querem que os alunos usam Wikipedia ou não, os alunos estão a usá-lo em algum nível. Se os alunos estão usando este recurso on-line extremamente acessível, vamos ensiná-los a usá-lo de forma adequada.

Por que faz sentido?

Ao escrever trabalhos de pesquisa sob o contexto do conteúdo existente, os alunos basicamente avaliam uma revisão da literatura, encontrando brechas onde podem expandir e melhorar a profundidade de um artigo.

Com uma comunidade online engajada que monitora edições e fontes, os alunos começam a prestar mais atenção às fontes e sua confiabilidade. Uma enciclopédia, por natureza, exige a representação de todos os pontos de vista, para que os alunos aprendam a escrever com neutralidade.