Wikipédia:Sanção de insultos/Casos/Usuário:GRS73

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Requerimento feito por:

--pédiBoi (discussão) 01h50min de 7 de Setembro de 2008 (UTC)


Argumentação

Wikipedia:Verificabilidade diz "O limiar mínimo para inclusão de material na Wikipédia rege-se pelo conceito da verificabilidade e não pelo conceito de veracidade". Em outras palavras os editores devem refletir aquilo expresso em fontes fiáveis sem julgarem a veracidade daquilo expresso nestas mesmas fontes. No entanto o desejo de alguns de julgar veracidade, ainda por cima sob critérios pessoais, tem sobreposto tal política.

Verificando que o usuário Willian 2 D​ C​ E​ F foi bloqueado por GRS73 D​ C​ E​ F por doze horas, alegando-se "(Insistência) em especulações mesmo depois de avisado", supostamente por esta edição (revertida imediatamente antes do bloqueio), verifiquei não ser o caso para tal. Nestes casos costuma-se usar a tag {{sem fontes}} antes de apagar as informações incluídas, a informação não parecia obviamente falsa, e tal comportamento incorreto desde o início indicava precipitação do bloqueio. Encontrei ainda na discussão do usuário maiores detalhes sobre o bloqueio onde o autor do mesmo dizia: "Insiste em especular sobre futuras novelas que não foram confirmadas".

Encontrando fontes fiáveis, e discordando de tal comportamento abusivo, fiz um pedido de desbloqueio referenciando a vinheta da novela (Negócio da China).

Neste interím incluí fontes no mesmo trecho ora arbitrariamente excluído. E GRS73 D​ C​ E​ F desbloqueou o usuário que havia bloqueado anteriormente e comentou no pedido: "novela sem site oficial e sem chamadas no ar não existe.".

Vendo outra página que havia sofrido o mesmo tipo de edição antes do bloqueio, também reverti a exclusão, considerando o assunto resolvido pois as fontes fiáveis estavam mais do que apresentadas e o usuário que fez bloqueio ciente das mesmas a ponto de desfazer o bloqueio.

Mas para minha surpresa, mesmo conhecendo tais fontes, GRS73 D​ C​ E​ F em uma atitude completamente injustificada altera esta minha última edição, removendo links e acrescentando tag de falta de fontes ao mesmo tempo que me chama de: "noveleiro especulador". Onde "especulador" é totalmente injustificado visto que ele já estava ciente das fontes fiáveis apresentadas que comprovam o fato, ao invés das suposições pessoais, e "noveleiro" é mais um termo depreciativo, feito no sentido de confundir e descaracterizar o que demonstra querer tornar uma questão de posições pessoais sobre fatores indicativos de veracidade.

Apesar disso a citação de tal novela também estava na página principal do site da emissora citada por ele como justificativa da edição, sendo mais um motivo para invalidar que tal ofensa tivesse qualquer motivação da edição que a acompanhou.--pédiBoi (discussão) 01h36min de 7 de Setembro de 2008 (UTC)



Votação[editar código-fonte]

Esta votação ocorrerá por 3 dias: entre as 00:00 (UTC) do dia 8 de setembro de 2008 e as 23:59 (UTC) do dia 10 de setembro de 2008

O usuário deve sofrer sanção?[editar código-fonte]

Sim
Não

2. Se afirmativo, qual deve ser a sanção?[editar código-fonte]

Você pode votar nesta questão independentemente do voto dado na questão 1. Esta é uma pergunta de múltipla opção: vote em todas aquelas que achar relevantes.

Bloqueio por 3 dias
Bloqueio por 1 semana
Bloqueio por 1 mês
Bloqueio por 3 meses

3. Se afirmativo, deve ser retirado do usuário seu estatuto de administrador?[editar código-fonte]

Você pode votar nesta questão independentemente do voto dado na questão 1.

Sim
Não

Discussão e defesa[editar código-fonte]

Use a página de discussão

Nota[editar código-fonte]

Caso seja decidida a sanção sobre o usuário, ele estará impedido de efetuar as ações aqui impostas (edição em todos os domínios ou apenas em alguns) independente da conta que utilizar. A sanção se refere à pessoa "nnnn" e não ao seu nome de usuário. Desta forma, fica determinado que, caso seja descoberto que o usuário desafiou seu bloqueio ou moratória por meio de um novo sockpuppet, a sanção será imediatamente interrompida e reiniciada do zero (independente da quantidade de tempo decorrida até então), ficando o usuário novamente bloqueado durante a duração total decidida aqui a partir da data de reinício. A sanção aplica-se, portanto, a todas as contas identificadas deste usuário.