Wikipédia:WikiTaça/Pontuação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta página apresenta as regras para a pontuação da edição de 2013 do campeonato WikiTaça, que foram concebidas num modo semelhante às da Wikipédia anglófona com adaptações segundo a realidade da lusófona. É esperado que, com as regras especificadas desta forma, se possa evitar qualquer confusão ou necessidade de esclarecimentos enquanto decorre a competição. Contudo, ao júri reserva-se o direito de ignorar o espírito das regras, caso seja aplicável.

A regra mais importante é que a WikiTaça é apenas uma forma de diversão e toda a comunidade está presente para melhorar a Wikipédia. A segunda regra mais importante é não ser idiota. Se através do concurso, qualquer participante ferir a enciclopédia (quer seja através do abuso das regras / sistema, criando uma atmosfera negativa, ou qualquer outra coisa), poderá ser punido da competição. Para citar Durova, vencedora da Taça de 2009 na versão inglesa, "a Wikipedia é a verdadeira vencedora". Vamos torcer para que possamos manter esse espírito.

Pontuação[editar código-fonte]

Artigo destacado Artigo bom Anexo destacado Anexo bom Portal destacado Tópico destacado Tópico bom Sabia que...? Participação em votações Participação em consensos
100 30 50 10 35 10
(por página)
3
(por página)
10 5 3

Especificações[editar código-fonte]

Artigos/Anexos destacados/bons[editar código-fonte]

  • Nada a acrescentar, sendo que a candidatura deve respeitar os critérios do início ao fim.

Portais destacados[editar código-fonte]

  • O conteúdo do portal em si não precisa de ser criado pelo concorrente, apenas o seu modelo e correcções (se aplicáveis).

Tópicos destacados[editar código-fonte]

  • Os pontos são atribuídos por página ao tópico trabalhado pelo concorrente. Mesmo não sendo o proponente original, o participante reserva-se ao direito de proclamar a pontuação caso esteja em avaliação alguma página que tenha sido trabalhada pelo mesmo.
  • Ao adicionar páginas que tenham sido promovidas posteriormente à candidatura que resultou no tópico destacado ou bom, a pontuação é apenas atribuída a esse mesmo artigo/anexo. O concorrente não receberá pontos pelos artigos/anexos que já estejam listados no tópico.

Sabia que?[editar código-fonte]

  • Os pontos não podem ser concedidos até que a curiosidade proposta, tenha efectivamente, aparecido em destaque na página principal. A mera aprovação da comunidade não conta.
  • A atribuição dos pontos dependerá se o concorrente trabalhou no artigo e cumpra todos os critérios necessários para a apresentação da proposta à comunidade.

Votação/consenso[editar código-fonte]

  • A pontuação será atribuída caso a participação seja positiva, ou seja, contribua significativamente para melhorar a página que está proposta a promoção.
  • Em casos de oposição em que os concorrentes não se disponham a colaborar com o proponente para sanar os erros encontrados com a finalidade de melhorar o projecto, a pontuação não será atribuída mesmo que o participante deixe a sua opinião na candidatura.
  • As pontuações são atribuídas apenas na participação em votações e consensos relacionados com o destaque ou promoção de artigos, anexos, portais e tópicos. A participação no processo de revisão, que visa ajudar o proponente a melhorar a página antes da candidatura, está incluída na categoria dos consensos.

Bónus[editar código-fonte]

Os jurados podem atribuir pontos bónus aos concorrentes que tenham recorrido a algum dos métodos abaixo referidos. No caso da página listada no boletim do concorrente ter sido criada, serão dados mais dez (10) pontos como bónus; em situações de reciclagem serão dados mais quatro (4) pontos como bónus, e por aí adiante. No caso da expansão, os sete (7) pontos só poderão ser atribuídos em casos cujo conteúdo tenha sido aumentado em mais de 50%.

Os bónus são atribuídos da seguinte maneira:
Criação Expansão Reciclagem Wikificação Formatação
de referências
+ 10 + 7
(somente em mais de 50%)
+ 4 + 3 + 4