Wikipédia:Wikipédia Toma a Cidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikipedia Toma a Cidade é uma wiki caça ao tesouro e concurso de fotografias livre realizado em determinado local, onde participantes competem para tirar fotografias de tantas atracções locais quanto possível para artigos da Wikipédia que precisem deles. Ferramentas dedicadas a eventos Wikipédia Toma a Cidade foram desenvolvidas no toolserver Caças ao Tesouro Fotográficos Wikimedia. Instruções adicionais podem ser encontrados lá (em inglês).

Compilar uma lista[editar código-fonte]

Uma lista de artigos que precisa de fotografias pode ser compilada a partir de fontes como Categoria:!Imagens pedidas sobre o Porto, ou percorrendo manualmente artigos em subcategorias de Categoria:Grande Porto.

Também é possível que alguns artigos que já tenham fotografias precisem de fotografias mais modernas, ou fotografias de coisas específicas no local.

A lista pode ser organizada de modo geral por freguesia, com moradas incluídas.

Folhetos informativos[editar código-fonte]

As listas finalizadas devem ser impressas num folheto informativo a ser distribuído no dia do evento, com instruções e um código numérico para cada uma das localizações.

Participantes podem tirar uma fotografia dando o contexto antes de tirar a verdadeira fotografia do monumento, mostrando o código escrito num cartão e o objecto para facilitar a identificação do monumento.

Participantes devem ser encorajados a competir em equipas de dois ou três membros se quiserem.

Carregamento das imagens[editar código-fonte]

O carregamento pode ocorrer numa festa ao fim da tarde, onde as classificações são calculadas e prémios dados aos mebros das equipas vencedoras.

A melhor maneira de fazer o upload é através do site Caças ao Tesouro Fotográficos Wikimedia. Em alternativa, pode ser usado um programa como Commonist, e predefinições semelhantes a {{WTM}}, {{WTMid}} e {{WTMtag}}.