Wikipédia:Wikipédia na Universidade/Cursos/FIS01183 (20131)/Ajuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   Principal    


   Discussão    


   Recursos        Ajuda      

Café dos novatos[editar código-fonte]

Fig. 1 Entrando no Café dos novatos

O primeiro local onde você irá tirar suas dúvidas sobre edições da Wikipédia e formato dos verbetes será no Café dos Novatos. Na primeira aula envolvendo atividades na Wikipédia, o embaixador de campus responsável pela disciplina o ensinará como você pode tirar uma dúvida através desse canal. Esse é o primeiro lugar onde você deve pedir ajuda. Após entrar na Wikipédia com seu nome de usuário e senha, na barra superior direita (Fig. 1 ao lado), digite WP:Café dos novatos (note que o nome será sugerido na medida que você digita), e pressione Enter.

Fig. 2 Clique no local indicado para criar um tópico

Colocando sua pergunta: Após entrar no Café dos novatos, clique no local indicado para criar um tópico. Você irá para uma tela onde precisa inserir um assunto sobre suas dúvidas e o texto, como na figura 2 ao lado. Tente ser o mais claro qual é sua dúvida ou dificuldade que está encontrando para editar um artigo na Wikipédia.

Não esqueça de, no final de sua pergunta, colocar os quatro tiles (~~~~) para que você possa ser identifica e um embaixador online, caso necessário, entre em contato para auxiliá-lo. Uma conversa poderá surgir abaixo de sua pergunta, comm vários voluntários. Veja nas figuras 3 e 4 as etapas da sua pergunta sendo criada e uma resposta dada por um wikipedista.

Fig. 3 Coloque um assunto sobre sua dúvida e não esqueça de assinar sua mensagem com os quatro tiles no final ~~~~.
Fig. 4 Aguarde para um voluntário ajudá-lo, como ocorreu nesse exemplo.
  1. Vá até à sua página de curso, cerregue na aba "Discussão" e coloque numa nova secção a sua questão ou pedido. Não se esqueça nunca de assinar com quatros tis ~~~~ e de escrever um breve sumário de edição antes de enviar.
  2. Se não receber uma resposta no prazo de um dia ou dois, pergunte directamente a um embaixador.

Embaixadores online[editar código-fonte]

Além do embaixador ou embaixadores de campus responsáveis pela disciplina, que está disponível para ajudá-lo presencialmente dentro da sala de aula nos dias combinados com o professor ou num horário extra-aula também a ser combinado, há também wikipedistas que o auxiliará online, os embaixadores online. Você pode contatar um embaixador online disponível através de suas páginas de discussão. Se alguma dúvida sua não foi resolvida a tempo através do Café dos novatos ou se gostaria de tirar uma dúvida diretamente com um wikipedista experiente, acesse a página http://educacao.wikimedia.org e clique na aba Embaixadores online. Você verá uma lista de pessoas disponíveis para tirar suas dúvidas através 1. de sua página de discussão ou 2. por e-mail. Você também pode pedir para esse voluntário ser seu mentor, clicando no botão escolher como mentor e deixando algum recado ou até mesmo diretamente uma dúvida através de sua página de discussão (o embaixador de campus explicará como usar uma página de discussão ou você pode ver esse vídeo).

Grupo no facebook[editar código-fonte]

Você também pode tirar suas dúvidas usando um grupo do facebook.

Se nenhum dos canais anteriores foi efetivo, você ainda pode usar o grupo do facebook Contribua com a Wikipédia, destinado a auxiliar as pessoas sobre como editar na Wikipédia. Coloque nele suas dúvidas e voluntários tentarão ajudar.

Ajuda imediata[editar código-fonte]

Precisa de ajuda urgente de um wikipedista? Carregue aqui.

Insira o seu nome de usuário da wikipédia, preencha o CAPTCHA e carregue em "Connect" para entrar no chat. Exponha então o assunto para o qual precisa de ajuda.

Se ninguém responder em 3-5 minutos, contate através da página de discussão (ou e-mail) um embaixador de campus ou online responsável pela disciplina.

Outros problemas[editar código-fonte]

  • Se entrar em conflito com um embaixador ou outro editor e não queira fazer desse caso público, fale com outro embaixador ou com o seu professor.
  • Para assuntos específicos de questões relacionadas com a sua disciplina, fale com o seu professor, assistentes, ou colegas de turma.

Glossário de locais onde pode obter ajuda[editar código-fonte]

  • Página de discussão do artigo – As páginas de discussão dos artigos são normalmente os locais onde decorrem as discussões sobre o conteúdo do artigo. Também é lá que os outros editores colocam mensagens sobre o seu trabalho no artigo. Se alguém reverter as alterações que tenha feito no artigo, é na página de discussão que deve começar uma discussão. Não se esqueça de garantir que tem a página na sua lista de "páginas vigiadas".
  • Embaixadores – O seu embaixador de campus está disponível na sua instituição para contacto pessoal. Os embaixadores online estão igualmente disponíveis para o esclarecer sobre qualquer assunto, podendo-os contactar na sua página de discussão ou por e-mail.
  • Café dos novatos – Trata-se de uma página de discussão geral onde pode tirar dúvidas com wikipedistas mais experientes.
  • Página de discussão do curso – O principal local de discussão das suas tarefas, colocar questões ou problemas que possam eventualmente surgir, e prestar e receber comentários sobre os seus artigos. Tenha-a sempre na sua lista de páinas vigiadas!
  • Canais de IRC – Salas de chat onde wikipedistas experientes podem prestar ajuda ou conselhos em tempo real.