Wikipédia Discussão:Efemérides/26 de março

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Protegi o verbete por estar ocorrendo uma guerra de edições. Peço às partes para ponderarem acerca do conteúdo, aqui.

Vou, entretanto, colocar algumas idéias:

O primeiro item, reza:

  • 1707 - É ratificado o Tratado de União de 1707, que retira a independência da Inglaterra e da Escócia criando o Reino Unido da Grã-Bretanha.

O item "controverso", fica entre duas versões, sendo que o principal argumento é o tamanho da versão da Yone (que, como podemos ver no exemplo acima, não procede "tanto"...). Também não vi como provocativa a justificativa da editora - embora assim tenha soado ao PTJoel, e deva ser considerado. Vejamos:

  • Versão atual: 1995 - Entra em vigor o Acordo de Schengen sobre livre circulação de pessoas nos países signatários
  • Versão da Yone: 1995 - Entra em vigor o Acordo de Schengen, sobre livre circulação de pessoas nos países da União Européia - e mais Islândia, Noruega e Suíça.

Numa discussão, penso, podemos melhormente argumentar, de modo a encontrar uma solução satisfatória (leia-se: em que ambos os lados cedam um pouco), e minha proposta de tentativa de consenso é:

  1. reduzir o primeiro item, citado acima;
  2. dar uma redação intermediária ao conteúdo em disputa.

Assim, sugiro que:

  1. fique a seguinte redação:
    1. 1707 - Ratificação do Tratado de União de 1707, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha.
  2. Texto intermediário:
    1. 1995 - Vigência do Acordo de Schengen - livre circulação de pessoas nos países da União Européia e outros signatários.

Reduzimos o item primeiro e ampliamos um pouco o segundo... que parece?

Grato, Conhecer ¿Digaê 22h04min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

O meu problema não é o conteúdo mas sim a falta de respeito da utilizadora. É uma provocadora e mal educada. Isto pode-se ler aqui: Este não é o espaço adequado para explosões infantis e caprichosas de pessoas despeitadas, rústicas e de poucas luzes. Isso é que me irrita e não a efeméride em si. Aqui ultrapassou totalmente os limites do aceitável. Eu já edito hà mais tempo do que aquela miúda. E desculpem utilizar o termo miúda mas a utilizadora ainda é pior do que as adolescentes. Se eu fosse um admin a sério, já a tinha bloqueada hà muito por não seguir uma das políticas da Wiki: RESPEITO. PTJoel (discussão) 22h23min de 3 de Abril de 2008 (UTC)
  • Joel, se não há razão para se contestar o conteúdo, a coisa transcende qualquer mediação. Note que qualquer um que vá ao histórico verá que tu a provocaste primeiro... Ou seja, um administrador a sério não pode envolver-se em picuinhas (e picuinhas aqui chamamos às disputas miúdas), como nenhum de nós - administradores ou não - podemos usar da wiki para provar pontos de vista ou envolvermo-nos em disputas...

Em vista disso, vou desproteger o verbete, fazendo nele as alterações que propus, de modo que espero que qualquer disrupção seja de pronto interrompida por algum administrador...

O ideal, quando nos desentendemos com algum editor, é justamente evitarmos estes desencontros - e não buscá-los. Há muito, muito mesmo, a se fazer noutras partes e fica a entender que há uma busca de confronto - algo que não pode ser tolerado.

Abraços, e desejo de paz entre as partes. Conhecer ¿Digaê 00h59min de 4 de Abril de 2008 (UTC)

  • Sobre o acordo de Schengen, penso que a versão proposta por André seja adequada, sobretudo porque o texto precisa caber em duas ou três linhas. O objeto do acordo é, de fato, a livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. Alguns dos países signatários não são membros da UE, e nem todos os países da UE são participantes plenos do chamado Espaço Schengen. Alguns estão "no processo" - aguardam aprovação pelo Conselho da UE ou, até o momento, aderiram apenas em parte[1]. Mas é claro que não temos espaço para explicar todas a nuances Yone (discussão) 20h11min de 4 de Abril de 2008 (UTC)