Saltar para o conteúdo

Wikipédia Discussão:Esplanada/geral/Texto de protesto para ser colocado por 24 horas na PP da Wikipedia, em substituição ao existente, impedindo a navegação nele (29nov2012)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sugestão de texto[editar código-fonte]

Este projeto cultural distingue-se pela nobre atividade de divulgar o conhecimento humano na Internet. Entre as pedras fundamentais de seu funcionamento está o fato de que a Wikipédia não é uma fonte primária de informações. Não cria fatos nem dados. Resume-se a criar seus verbetes baseada em fontes fidedignas existentes. Este tipo de regra essencial, existente em suas co-irmãs de todas as línguas, aplica-se, principalmente, a biografias de pessoas vivas.

A liberdade de expressão e de informação são direitos sagrados e constituicionais dos países lusófonos que compõem a Wikipédia em português, países estes, quase todos, que já sofreram profundamente - e alguns ainda sofrem - as mazelas da censura.

Um editor deste projeto está sendo atacado por um de seus biografados - um Ministro do STF - por produzir verbetes segundo as regras universais que o regem e tendo o cuidado de tornar todas as afirmações nele contidas referenciadas em veículos externos, todo o projeto sente-se atacado. Por isto, a comunidade da Wikipédia lusófona se solidariza com este editor, ressaltando que, após análise das edições em questão, chegou-se ao consenso de que elas obedeceram ao princípio da imparcialidade, uma das cláusulas pétreas da Wikipédia.

A tentativa de um membro de Poder brasileiro de censurar sua biografia na Wikipédia, ajuizando uma notícia-crime contra um de seus editores é uma tentativa ilegítima de impedir liberdade de expressão e de informação, tanto à luz do direito brasileiro quanto das normas da comunidade; sobretudo pois se trata de um colaborador voluntário dos dados contantes em sua biografia, todos eles baseados em fontes externas e fiáveis.

A Wikipédia não é um depósito de curriculum-vitaes, muito menos uma vitrine para exposição de vaidades, mas uma enciclopédia composta de verbetes. No tocante a biografias, nelas constam o que é possível se conseguir de informação sobre o biografado, sempre mantendo em equilíbrio a balança do positivo e do negativo e nunca expondo pontos de vista.

Seja o institucional, seja o polêmico, buscamos a melhor maneira de se obter um retrato o mais próximo possível da vida do biografado. Apenas publicamos informação, devidamente calcada em fontes externas; não julgamos ninguém, não somos juízes, o julgamento cabe ao leitor.

Quando se assiste a tal ato, que, mesmo sendo apenas contra um de nossos colaboradores, atinge ao espírito da enciclopédia e a todos seus colaboradores, portanto, não se pode simplesmente ignorá-lo. As tentativas de amordaçar a liberdade de informação começam assim. Primeiro é um juiz, depois um político, depois um empresário, depois um sindicalista, em seguida a dona de casa. Ao fim, ataca-se a própria democracia e manieta-se completamente a mídia livre e sua função primária, de informar a seus povos.

Primeiro levaram os judeus,

Mas não falei, por não ser judeu.
Depois, perseguiram os comunistas,
Nada disse então, por não ser comunista,
Em seguida, castigaram os sindicalistas
Decidi não falar, porque não sou sindicalista.
Mais tarde, foi a vez dos católicos,
Também me calei, por ser protestante.
Então, um dia, vieram buscar-me.
Mas, por essa altura, já não restava nenhuma voz,

Que, em meu nome, se fizesse ouvir.
— Martin Niemoller

Em protesto contra a notícia-crime ajuizada por um ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil contra um de nossos colaboradores, a Wikipédia lusófona encontra-se fora do ar entre 00:00 e 23:59 de 3 de dezembro de 2012.

E. Feld fala 20h38min de 29 de novembro de 2012 (UTC)Responder